Brasao admheader bras%c3%a3o da cidade de jardim  mato grosso do sul

Lei Ordinária n° 1554/2011 de 21 de Dezembro de 2011


ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

CARLOS AMÉRICO GRUBERT, Prefeito Municipal de Jardim - Estado de Mato Grosso do Sul, FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:


  • -

    Art. 1° - Esta Lei estima a receita e fixa a despesa do Município de Jardim - MS para o exercício de 2012, compreendendo o orçamento fiscal e da seguridade social referente aos Poderes do Município, seus fundos e entidades da administração direta.

    Art. 2° - O conjunto dos orçamentos fiscal e da seguridade social, estima a receita e fixa a despesa em igual valor de R$ 44.905.000,00 (quarenta e quatro milhões e novecentos e cinco mil reais).

    Art. 3° - A receita decorrerá da arrecadação de tributos e de outras receitas correntes, de capital e Contribuições Intra-Orçamentárias, na forma da legislação vigente, discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento:

     

    FISCAL

    SEGURIDADE

    R$ 1.00

    TOTAL

    RECEITAS CORRENTES

    35.215.000

    7.890.000

    43.105.000

    Receita Tributária

    4.450.000

     

    4.450.000

    Receita de Contribuições

    1.050.000

    900.000

    1.950.000

    Receita Patrimonial

    420.000

    1.230.000

    1.650.000

    Receita Agropecuária

    15.000

    0

    15.000

    Transferências Correntes

    32.970.000

    5.860.000

    38.830.000

    Outras Receitas Correntes

    510.000

    0

    510.000

    Ded. Receita p/ FUNDEF

    -4.200.000

    -100.000

    -4.300.000

    RECEITAS DE CAPITAL

    600.000

    200.000

    800.000

    Transferência de Capital

    600.000

    200.000

    800.000

    RECEITAS INTRA-ORÇAMENT.

    0

    1.000.000

    1.000.000

    Receitas de Contrib. Intra-Orç.

     

    1.000.000

    1.000.000

    RECEITA TOTAL

    35.815.000

    9.090.000

    44.905.000

  • -

    Art. 4° - A despesa será realizada de acordo com as especificações constantes dos quadros integrantes desta Lei, fixado o orçamento fiscal em R$ 27.564.700,00 (vinte e sete milhões e quinhentos e sessenta e quatro mil e setecentos reais), o orçamento da seguridade social em R$ 17.340.300.00 (dezessete milhões e trezentos e quarenta mil e trezentos reais).

    Art. 5° - A despesa do conjunto dos orçamentos fiscal e da seguridade social, obser­vada a programação constante dos quadros anexos a esta Lei, apresenta o seguinte desdobramento:

    DESPESA POR CATEGORIA ECONÔMICA

     

    FISCAL

    SEGURIDADE

    R$ 1.00 TOTAL

    Despesas Correntes

    25.303.700

    15.732.800

    41.036.500

    Despesas de Capital

    1.811.000

    877.500

    2.688.500

    Reserva de Contingência

    450.000

     

    450.000

    Reserva Orçamentária do RPPS

    -

    730.000

    730.000

    TOTAL

    27.564.700

    17.340.300

    44.905.000

     

    DESPESA POR ÓRGÃO

    PODER LEGISLATIVO Câmara Municipal

    FISCAL

    1.650.000

    1.650.000

    SEGURIDADE

    TOTAL

    1.650.000

    1.650.000

    PODER EXECUTIVO

    25.914.700

    17.340.300

    43.255.000

    Gabinete do Prefeito

    2.748.000

     

    2.748.000

    Ger. de Administração e Planejamento

    601.000

    2.790.000

    3.391.000

    Gerência de Finanças

    2.312.000

     

    2.312.000

    Ger. de Assistência Social

     

    3.071.000

    3.071.000

    Gerência de Educação

    12.890.000

     

    12.890.000

    Gerência de Saúde

     

    11.389.300

    11.389.300

    Ger. de Obras e Serviços Urbanos

    5.797.400

    90.000

    5.887.400

    Ger. De Desenvolvimento Econômico

    453.300

     

    453.300

    Gerência de Arrecadação

    663.000

     

    663.000

    Reserva de Contingência

    450.000

     

    450.000

      TOTAL                                                                27.564.700           17.340.300           44.905.000


                        Art. 6° - Fica o Poder Executivo autorizado a tomar medidas necessárias para ajustar os dispêndios ao efetivo comportamento da receita, bem como realizar operações de crédito, até o limite fixado na Constituição Federal e Legislação Complementar Federal, mediante autorização genérica do Poder Legislativo.

    Art. - Ocorrendo alterações na Legislação Tributária em vigor, fica o Poder Executivo, mediante autorização legislativa, autorizado a proceder aos devidos ajustes na execução orçamentária.

    Art. 8° - Durante o exercício de 2012 ficam o Poder Executivo e o Poder Legislativo, autorizados a conceder reajustes de pessoal Ativo e Inativo, observando os dispositivos constitucio­nais e os artigos 19 e 20 da Lei Complementar n.° 101, de 04 de maio de 2000.

    Art. - Fica o Poder Executivo autorizado a representar o Município nas Operações de Crédito, nos financiamentos e nas alienações, a proceder todos os atos para a perfeita representatividade do Município, na celebração de contratos, convênios, alienações e outros atos da competência do Executivo.

    Art. 10 - O Poder Executivo disponibilizará, até 31 de janeiro de 2012,0 cronograma mensal de previsão de arrecadação de receitas e desembolso de despesas para o exercício de 2012, com base na Receita Prevista e Despesa Fixada por esta Lei.

  • -

    Art. 11 - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir, durante o exercício de 2012, créditos adicionais na forma do inciso II do art. 41 da Lei Federal n.° 4.320, de 17 de março de 1964 e créditos suplementares até o limite de 40% (quarenta por cento) do total da despesa constante dos orçamentos que integram esta Lei, utilizando os recursos previstos nos incisos III do § 1°, do art. 43 da Lei Federal n.° 4.320, de 17 de março de 1964.

    Parágrafo 1° - Fica autorizada, não sendo computada para efeito do limite fixado no "caput" deste artigo, a abertura de créditos suplementares destinados a cobrir despesas com pessoal e encargos sociais, obedecendo aos limites estabelecidos na Lei Complementar n° 101/2000.

    Parágrafo 2° - As suplementações decorrentes dos créditos adicionais na forma do caput deste artigo não observarão o rigor das fontes de recursos apontadas no § 3° do art. 4° da Lei Municipal 1528/2011 de 01 de julho de 2011 - Lei de Diretrizes Orçamentárias, considerando a flexibilidade da realização da receita prevista, tanto para mais como para menos, podendo suplementar uma fonte a outra, sem a fixação de origem ou destino.

    Art. 12 - Fica o Poder Executivo autorizado, durante o exercício de 2012 a abrir programas de trabalho, elementos de despesas e fontes de recursos para a realização dos projetos e atividades não previstos neste orçamento.

    Art. 13. Fica o Poder Executivo autorizado, no decorrer da execução orçamentária, a abrir créditos suplementares com recursos provenientes do excesso de arrecadação, limitados ao crescimento nominal da Receita do Município, acumulado no exercício, conforme inciso II do § 1° do Artigo 43 da Lei Federal n.° 4.320/64.

    Art. 14. Fica o Poder Executivo autorizado, no decorrer da execução orçamentária, a abrir créditos suplementares com recursos provenientes do superávit financeiro, limitados aos valores apurados no Balanço Patrimonial - Anexo 14 - do exercício anterior ao da execução orçamentária em andamento, na forma de como estabelece inciso I do § 1 ° do Artigo 43 da Lei Federal n.° 4.320/64.

    Art. 15. Os repasses, ao Poder Legislativo Municipal, far-se-ão mensalmente, na proporção de 1/12 (um doze avos) do total dos valores estabelecidos pelo art. 29-A, da Constituição Federal, calculados sobre a receita efetivamente arrecadada no exercício de 2011.

          § 1°. Para o cumprimento do disposto neste artigo, o Poder Executivo Municipal fará o cálculo da apuração final da receita efetivamente realizada, após o encerramento do exercício financeiro de 2011.

          § 2°. O Poder Executivo procederá à adequação necessária, até o limite permitido, caso o total do Orçamento do Poder Legislativo Municipal seja inferior ao fixado nesta Lei.

    § 3°. Havendo superávit do total do Orçamento do Poder Legislativo Municipal, a diferença será objeto de suplementação das dotações, definidas nos prazos e nos elementos previamente indicados pela Câmara Municipal, não se computando para o limite estabelecido no art. 11, desta Lei.

    Art. 16 - Fica alterado e atuali7do o Plano Plurianual do quadriênio 2010-2013, de acordo com as atualizações realizadas no Orçamento para o exercício de 2012, em todos os seus Demonstrativos.

    Art. 17 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

  • -

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM- MS

    MEMÓRIA DE CÁLCULO DA EVOLUÇÃO DA RECEITA -ANEXOS AO PROJETO DA LDO PARA 2011- ORÇAMENTO 2012

    1,059 x 1,0431x1,059x1,0

    2,0431 x 1,059 x 

    1,024

    1,059 x 1,0243  1.055 x 1,0578

    1.04 x 1.0559

    1.04 x 1.0582 1.04 x 1.0573

     

     

    33.144,94

    36.337,12

    40.824,51

    45.559,29

    50.030,30

    55.059,75

    60.543,26

     

     

    1,1982

    1,1315

    1,0847

    1,116

    1,0981

    1,1005

    1,0996

     


    NATUREZA DA RECEITA

    2008

    2009

    2010

    2011

    2012

    2013

    2014

    2015

     

    REALIZADO

    REALIZADO

    REALIZADO

    PREVISÃO

    PREVISÃO

    PREVISÃO

    PREVISÃO

    PREVISÃO


    RECEITAS CORRENTES

    43.087.197,97

    42.925.775,06

    - 45.697.452,30

    41.371.784,29

    46.170.911,26

    50.700.277,68

    55.795.655,57

    61.352.902,85


    RECEITA TRIBUTÁRIA

    3.548.693,49

    3.780.045,89

    4.642.211,78

    3.562.105,68

    3.975.309,94

    4.365.287,85

    4.803.999,27

    5.282.477,60


    IMPOSTOS

    3.023.926,08

    3.275.791,74

    4.272.228,20

    2.947.115,96

    3,288.981,41

    3.611.630,49

    3.974.599,35

    4.370.469,45

  • -

    TAXAS

    524.767,41

    504.254,15

    369.983,58

    614,989,72

    686.328,53

    753.657,36

    829.399,92

    912.008,15

    RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES

    3.001.369,97

    3.078.041,37

    2.349.567,91

    2.496.526,39

    2.786.123,45

    3.059.442,16

    3.366.916,10

    3.702.260,94

    CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

    1.988.950,27

    2.054.533,14

    1.386.875,37

    1.338.760,10

    1.494.056,27

    1.640.623,19

    1.805.505,82

    1.985.334,20


    CONTRIBUIÇÕES 

    ECONÔMICAS

    1.012.419,70

    1.023.508,23

    962.692,54

    1.157.766,29

    1.292.067,18

    1.418.818,97

    1.561.410,28

    1.716.926,74


    RECEITAS PATRIMONIAIS

    1.420 192,13

    1.462.506,55

    1.779.1 39,96

    1.530.918,78

    1.708.505,36

    1.876.109,74

    2.064.658,76

    2.270.298,78

  • -

    RECEITAS IMOBILIÁRIAS

    76.257,38

    47.619,56

    50.502,50

    85.529,05

    95.450,42

    104.814,11

    115.347,92

    126.836,58


    RECEITAS DE APLICAÇÕES 

    FINANCEIRAS

    1.343,934,75

    1.414.886,99

    1.728.637,46

    1.445.389,73

    1.613.054,94

    1.771.295,63

    1.949.310,84

    2.143.462,20


    RECEITAS AGROPECUÁRIAS

    33.594,47

    28.061,04

    33.087,95

    15.569,36

    17.375,41

    19.079,93

    20.997,47

    23.088,81


    RECEITA DE PRODUÇÃO 

    VEGETAL

    33.594,47

    28.061,04

    33.087,95

    15.569,36

    17.375,41

    19.079,93

    20.997,47

    23.088,81


    TRANSFERÊNCIAS 

    CORRENTES

    33.708.732,60

    33.892.788,91

    36.319,882,14

    33.157.922,59

    37.004.241,60

    40.634.357,72

    44.718.110,67

    49.172.034,47


    TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO

    15.702.818,05

    17.063.726,98

    18.324.012,44

    16.820.849,74

    18.772.068,31

    20.613.608,21

    22.685.275,84

    24.944.729,30

  • -

    COTA-PARTE DO FPM

    11.663.105,30

    12.240.474,38

    12.606.339,40

    12.205.046,65

    13.620.832,06

    14.957.035,69

    16.460.217,77

    18.099.655,46

    OUTRAS RECEITAS DA UNIÃO

    552.494,86

    497.180,39

    861.555,42

    642.748,25

    717.307,05

    787.674,87

    866.836,19


    953.173,08

    TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 

    - SAÚDE SUS

    2.575.308,03

    3.070.49548

    3.252.735,96

    2.794.495,26

    3.118.656,71

    3.424.596,93

    3.768.768,93

    4.144.138,31


    TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 

    - A. SOCIAL

    575.714,39

    697.103,04

    917.547,97

    649.918,35

    725.30888

    796.461,68

    876.506,08

    963.806,08


    TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 

    - EDUCAÇÃO

    336.195,47

    558.473,69

    685.833,69

    528.641,23

    589.963,61

    647.839,04

    712.946,87

    783.956,37

  • -

    TRANSFERÊNCIAS DO 

    ESTADO

    17.179.485,00

    16.615.389,85

    17.618.456,64

    16.266.805,87

    18.153.755,35

    19.934.638,75

    21.938.069,95

    24.123.101,71

    COTA-PARTE DO ICMS

    6.499.777,96

    6.113.490,54

    6.408.611,69

    6.107.900,90

    6.816.417,40

    7.485.107,95

    8.237.361,30

    9.057.802,49

    OUTRAS 

    TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO

    1.600.823,/4

    1.589.90964

    1.636.781,95

    1.352.0/6,00

    1.508.916,82

    1.656.941,56

    1.123.464,18

    2.005.081,21


    TRANSFERÊNCIAS DO 

    ESTADO SAÚDE SUS

    462.018,85

    630.808,48

    1.156.813,24

    624.720,57

    697.188,16

    765.582,31

    842.523,34

    926.438,66


    TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO A. SOCIAL

     

     

     

     

     

     

     

     

  • -

    TRANSFERÊNCIAS PARA O 

    FUNDEF

    8.536.864,45

    8.281.101,19

    8.416.249,76

    8.182.108,40

    9.131.232,97

    10.027.006,93

    11 034.721.13

    12.133.779,35


    TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS

    826.429,55

    213.672,08

    '   377,413,06

    70.266,98

    78.417,94

    86.110,76

    94.764,88

    104.203,46

    TRANSFERÊNCIAS DE 

    CONVÊNIOS - UNIÃO

    394.218,82

    196.682,61

    258.096,06

    35.133,49

    39.208,97

    43.055,38

    47.382,44

    52.101,73


    TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS-ESTADO

    432.210,73

    16.969,47

    119.317,00

    35.133,49

    39,208,97

    43.055,38

    47.382,44

    52,101,73


    OUTRAS RECEITAS 

    CORRENTES

    1.374.615,31

    684.331,30

    573.562,56

    608.741,49

    679.355,50

    746.000,28

    820.973,30

    902.742,25

  • -

    MULTAS E JUROS DE MORA

    25.009,71

    26.140,51

    75.140,21

    21.100,58

    23.548,25

    25.850,33

    28.457,09

    31.291,42


    INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES

    543.973,56

    260.284,65

    114.965,08

    13.213,47

    14.746,23

    16.192,84

    17.820,22

    19.595,11


    DIVIDA ATIVA

    385.285,34

    397.906,14

    382.248,91

    574.427,44

    641.061,02

    703.949,11

    774.695,99

    851.855,72

    OUTRAS RECEITAS

    420.346,70

     

    1.208,36

     

     

     

     

     

    RECEITAS DE CAPITAL

    2,896.731,82

    2.550.363,81

    3.365.431,12

    375.201,09

    418.724,42

    459.801,28

    506.011,31

    556.410,04

  • -

    TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

    2.896.731,82

    2.550.363,81

    3.365.431,12

    375.201,09

    418.724,42

    459.801,28

    506.011,31

    556.410,04


    CONVÊNIOS

    2.896,731,82

    2.550.363,81

    3.365.431,12

    375.201,09

    418.724,42

    459.801,28

    506.011,31

    556.410,04


    RECEITAS INTRA-

    ORÇAMENTÁRIAS

    -

    -

    1.442.464,44

    902.715,59

    1.007.430,60

    1.106.259,54

    1.217.438,62

    1.338.695,51

    RECEITAS PATRONAIS

     

     

    1.442.464,44

    902.715,59

    1.007.430,60

    1.106.259,54

    1.217.438,62

    1.338.695,51

    DEDUÇÕES DA RECEITA

    (3.270.148,73)


    (3.774.006,63)

    (3.968.899,02)

     


    (4.501.734,47)

    (4.954.158,78)

    (5.447.593,00)

  • -

    DEDUÇÃO DA RECEITA 

    PARA O FUNDEF

    (3.270.148,73)


     

    (3.968.899,02) 

    (3.673.447,09) 

    (4.099.566,95)

    (4.501.734,47)

    (4.954.158,78)

    (5.447.593,00)

    TOTAL

    42.713.781,06

    41.702.132,24

    46.536.448,84

    38.976.283,88


    43.497.499,33

    47.764.604,03

    52.564.946,72

    57.800.415,40

  • -

    2.1 DEMONSTRATIVO I - METAS ANUAIS

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    METAS ANUAIS

    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011

    ANEXO AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS DE 2011 - ORÇAMENTO 2012.

    LRF, art. 4°, § 1                                                                                                                                                                                R$ milhares

     

    EXERCÍCIO DE 2012

    EXERCÍCIO DE 2013

    EXERCÍCIO DE 2014

     

    Valor

    Valor

    % PIB

    Valor

    Valor

    % PIB

    Valor

    Valor

    % PIB

    ESPECIFICAÇÃO

    Corrente

    Constante

    (a / PIB)

    Corrente

    Constante

    (b / PIB)

    Corrente

    Constante

    (c / PIB)

     

    (a)

     

    x 100

    (b)

     

    x 100

    (c)

     

    x 100

    Receita Total

    43.497,50

    41.824,52

    0,0835984

    47.764,61

    44.161,07

    0,0802057

    52.584,95

    46.722,24

    0,077171667

    Receitas Primárias (I)

    40.362,84

    38.810,42

    0,0775738

    44.322,44

    40.978,59

    0,0744257

    48.776,84

    43.338,70

    0,07158303

    Despesa Total

    43.497,50

    41.824,52

    0,0835984

    47.764,61

    44.161,07

    0,0802057

    52.584,95

    46.722,24

    0,077171667

    Despesas Primárias (II)

    39.316,90

    37.804,71

    0,0755636

    43.173,89

    39.916,69

    0,0724970

    47.512,87

    42.215,65

    0,069728076

    Resultado Primário (I- II)

    1.045,94

    1.005,71

    0,0020102

    1.148,55

    1.061,90

    0,0019286

    1.263,97

    1.123,05

    0,001854954

    Resultado Nominal

    (741,41)

    -712,89

    -0,001425

    -146,76

    -135,69

    -0,0002464

    (183,94)

    -163,43

    -0,00026994

    Dívida Pública

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Consolidada

    2.888,95

    2.777,84

    0,0055523

    2.978,25

    2.753,56

    0,0050010

    2.989,51

    2.656,21

    0,004387291

    Dívida Consolidada

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Líquida

    682,60

    656,35

    0,0013119

    1.657,60

    1.532,54

    0,0027834

    1.473,66

    1.309,36

    0,002162687

    FONTE:MEMÓRIA DE CÁLCULO DA PROJEÇÃO DA RECEITA E BALANÇO PATRIMONIAL DE 2009.

    OBS.: PIS do Estado, pare projetar a receita, será adicionado do IPCA projetado em 3,80% para 2011, em 4,00%

    para 2012, em 4,00% para 2013 e do incremento da Receita Tributária, se houver.

    PIB ESTADUAL:

    EXERCÍCIO DE 2011

    EXERCÍCIO DE 2012

    EXERCÍCIO 2013

     

    %

    VALOR

    %

    VALOR

             %

    VALOR

     

    1,0400                     50.030.300,00

    1,0816 55.059.750,00

               1,1255           60.543.260,00

  • -

    2.2 DEMONSTRATIVO  II - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR

     

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS

     

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

     

    ANEXO DE METAS FISCAIS


    AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR

     

    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA 2011 ORÇAMENTO PARA 2012

     

     

    I-Metas

     

    II -Metas

     

     

     

     

     

    PIB

    .

    PIB

    Variação

     

    ESPECIFICAÇÃO

    Previstas em

     

       Realizadas em

     

     

     

     

     

     

     

     

    Valor

     

     

     

    2010          a

     

    2010            b

     

    (c)=(b-a)

    (c/a)x 100

    Receita Total

    34.400,32

    0,08807

    42.904,67

    0,10636

    8.504,35

    24,72%

    Receita Não-Financeira (I)

    32.974,12

    0,08264

    36.831,79

    0,10263

    3.857,67

    11,70%

    Despesa Total

    34.400,32

    0,08807

    39.786,85

    0,10174

    5.386,53

    15,66%

     

     

     

    34.063,05

     

    2.095,03

    6,55%

    Despesa Não-Financeira (II)

    31.968,02

    0,08127

     

    0,1007

     

     

    Resultado Primário (I-II)

    1.006,10

    0,00137

    2.768,74

    0,00193

    1.762,64

    175,20%

    Resultado Nominal

    (204,64)

    0,00262

    (1.685,68)

    -0,00387

    (1.481,04)

     

    Dívida Pública, Consolidada

    4.022,55

    0,01571

    2.820,82.

    0,01198

    (1.201,73)

     

    Dívida Consolidada   Líquida

    1.574,01

    0,009

    (1.821,29)

    0,005 13

    (3.395,30)

     

    FONTE:

     

    OBS.: para os

    Municípios com menos de 50 mil habitantes não será utilizado esse anexo esse ano.

     

    PIB ESTADUAL 2010 40.824,61

     

     

     

     

  • -

    2.3 DEMONSTRATIVO III - METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES 
    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 - ORÇAMENTO PARA 2012

    LRF, art.4°, §2°, inciso II

     

    ESPECIFICAÇÃO

    VALORES A PREÇOS CORRENTES

    2009

    2010

    %

    2011

    %

    2012

    %

    2013

    %

    2014

    Receita Total

    Receitas Primárias (I) Despesa Total

    Despesas Primárias (II) Resultado Primário (I- II) Resultado Nominal

    Dívida Pública Consolidada Dívida Consolidada Líquida

    36.855,14 35.562,60 35.254,88 34.895,52 667,08 (1.340,08) 4.151,27 1.778,65

    42.904,67 36.831,79 39.786,85 34.063,05

    2.768,74

    (1.685,68)

    2.820,82

    (1.821,29)

    88,69% 95,87% 95,64% 103,43% 2,86% 12,14% 101,06% -13,95%

    38.051,60 35.309,40 38.051,60 35.230,20 79,20 (204,64) 2.850,60 254,10

    114,31% 114,31% 114,31% 111,60% 1320,63% 362,30% 101,35% 268,63%

    43.497,50 40.362,84 43.497,50 39.316,90

    1.045,94

    (741,41)

    2.888,95

    682,60

    109,81% 109,81% 109,81% 109,81% 109,81%

    19,79%

    103,09%

    242,84%

    47.764,61 44.322,44 47.764,61 43.173,89 1.148,55

    -146,76 2.978,25 1.657,60

    110,09% 110,05% 110,09% 110,05% 110,05% 125,33% 100,38%

        88,90%

    52.584,95 48.776,84 52.584,95 47.512,87

    1.263,97

    (183,94)

    2.989,51

    1.473,66

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ESPECIFICAÇÂO

    Receita Total

    Receitas Primárias (I) Despesa Total

    Despesas Primárias (II) Resultado Primário (I-II)

    Resultado Nominal

    Dívida Pública Consolidada Dívida Consolidada Líquida

     

     

     

    VALORES

    A PREÇOS

    CONSTANTES

     

     

     

     

    2009

    2010

    %

    2011

    %

    -      2012

    %

    2013

    %

    2014

    32.571,93 31.429,61 31.157,65 30.840,05 589,55  (1.184,34) 3.668,82 1.571,94

    39.554,41 33.955,74 36.680,05 31.403,20 2.552,54

    (1.554,05) 2.600,55 (1.679,07)

    86,20% 93,18% 92,96% 100,53% 2,78% 11,80% 98,22%

    -13,56%

    34.096,42 31.639,25 34.096,42 31.568,28 70,97 (183,37) 2.554,30 227,69

    116,18% 116,18% 116,18% 113,42% 1342,16% 368,21% 103,00% 273,01%

    39.611,60 36.756,98 39.611,60 35.804,48 952,50 -675,18 2.630,86 621,62

    109,57% 109,57% 109,57% 109,57% 109,57%

    19,75%

    102,87%

    242,31%

    43.402,64 40.274,82 43.402,64 39.231,16 1.043,66 -133,36 2.706,27 1.506,22

    110,18% 110,14% 110,18% 110,14% 110,14% 125,44% 100,46%

         88,98%

    47.821,89 44.358,71 47.821,89 43.209,23 1.149,48

    -167,28 2.718,72 1.340,18

    IPCA: Será de 6,0% para 2008,4,5% para 2009, 4,8% para 2010, 3,8% para 2011, 4,0% para 2012 e 4,0% para 2013.

    PIB ESTADUAL

    36.337,12

    40.824,61

     

    45.559,29

     

    50.030,30

     

    55.059,75

     

    60.543,26

    IPC-A

    1,1315

    1,0847

     

    1,116

     

    1.0981

     

    1,1005

     

    1,0996

    IPCA: Será de 5,9% para 2008, 4,31 para 2009, 5,9% para 2010, 5,5% para 2011, 4,0% para 2012, 4,0% para 2013 E 4,0% para 2014.

  • -

    2.4 DEMONSTRATIVO IV – EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS MS

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011

                                                                                                                             ORÇAMENTO PARA 2012                                                                                                                           R$

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    milhares

    LRF, art 4°, §2°, inciso III

    PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    2010

    %

    2009

    %

    2008

    %

    ATIVO REAL LIQUIDO

    PASSIVO REAL A DESCOBERTO

    42.279,75

    84,78

    35.843,37

    89,95

    32.239,56

    68,9

    TOTAL

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    REGIME PREVIDENCIÁRIO

    PATRIMÔNIO LIQUIDO

    2010

    %

    2009

    %

    2008

    %

    ATIVO REAL LÍQUIDO

     

    PASSIVO REAL A DESCOBERTO


    14.641,25


    84,91%


    12.432,13


    85,10%


    10.580,29


    83,44

    TOTAL

     

     

     

     

     

     

     


    FONTE: BALANÇOS PATRIMONIAIS CONSOLIDADOS DO EXERCÍCIOS CORRESPONDENTES E BALANÇOS DO REGIME PRÓPRIA DE PREVIDÊNCIA DOS EXERCÍCIOS APONTADOS
  • -

    2.5 DEMONSTRATIVO  V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS MS

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS

    EXERCÍCIO DE REFERENCIA - 2011 - ORÇAMENTO 2012

     

    LRF, art. 4°,§2°, inciso III                                                                                                           R$ milhares

    RECEITAS REALIZADAS

    2010

    2009

    2008

    RECEITAS DE CAPITAL

       ALIENAÇÃO DE ATIVOS

          Alienação de Bens Móveis

          Alienação de Bens Imóveis

    -

    -

     20,00



    TOTAL

     

    20,00

    -

    -

     

     

     

    DESPESAS LIQUIDADAS

    2010

    2009

    2008

    APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS

    DESPESAS DE CAPITAL

    Investimentos

    Inversões Financeiras

    Amortização da Dívida

    DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVID.

    Regime Geral de Previdência Social

    Regime Próprio dos Servidores Públicos

    5.041,20

    5.041,20 

    0,00

    1.045,98

    1.045,98

    0,00

    0,00

    0,00

    953,93

    953,93

    0,00

    0,00

    TOTAL

     

    5.041,20

    1.045,98

    953,93

    SALDO FINANCEIRO

    (c) = (b-c)+(f)

    (a) = (a-b)+(f)

    (a) = (a)+(f)

    (13.820,29)

    (8.799,29)

    (7.753,31)


    FONTE: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS DOS EXERCÍCIOS, E DOS BALANÇOS DE 2008, 2009 E 2010, REFERENTE A ALIENAÇÃO DE BENS.

  • -

    2.6 DEMONSTRATIVO VI — AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DO REGIME PRÓPRIO DE 
    PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS 
    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS 
    ANEXO DE METAS FISCAIS 
    RECEITAS E DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS DO RPPS 
    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 - ORÇAMENTO 2012

    LRF, art.4°§2°inciso IV, alínea a                                            R$ milhares

    RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS

    2008

    2009

    2010

     

    RECEITAS CORRENTES

    Receita de Contribuições

    Pessoal Civil

    Pessoal Militar

    Outras Contribuições Previdenciárias

    Compensação Previdenciária entre

    Receita Patrimonial

    Outras Receitas Correntes

    RECEITAS DE CAPITAL

    Alienação de Bens

    Outras Receitas de Capital

    REPASSES PREVIDENCIÁRIOS

    Contribuição Patronal do Exercício

    Pessoal Civil

    Pessoal Militar

    Contribuição Patronal de Exercícios 
    Pessoal Civil

    Pessoal Militar

    REPASSES PREVID. PARA

    2.565,81

    1.494,27

    1.071,54

    2.685,34

    1.638,15

    1.046,89

    3.798,40

    1.100,55

    -

    -

    1.329,83

    1.368,02

    TOTAL DAS RECEITAS

    2.565,81

    2.685,34

    3.798,40

    DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS

    2008

    2009

    2010

    ADMINISTRAÇÃO GERAL Despesas Correntes Despesas de Capital PREVIDÊNCIA SOCIAL Pessoal Civil

    95,18 95,18 0 718,62

    122,29

    122,29

    925,91

    138,01

    2,69

    0

    1236,27

     

     

    Pessoal Militar

    Outras Despesas Correntes

    Compensação Previd. de aposent. 

    Compensação Previd. de Pensões

    TOTAL DAS DESPESAS

    PESAS

    908,98

    1.170,49

    1.376,97

    RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (I – II)

    1.656,83

    1.514,85

    2.421,43

    DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO

    10.562,78

    12.199,92

     

    14.621,04

  • -

    2.7 DEMONSTRATIVO VII - ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS
    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
    ANEXO DE METAS FISCAIS
    ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA
    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 - ORÇAMENTO 2012

    LRF, art. 4°, § 2°, inciso V                                                                                                               R$ milhares

    SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO

    RENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA

    COMPENSAÇÃO

    Tributo/Contribuiç

     

     

     

     

     

     

    TOTAL

     

     

     

    -

    SEM MOVIMENTO

  • -

    2.8 DEMONSTRATIVO VIII— MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CC


    LRF, art. 4°, §2°inciso V

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

    ANEXO DE METAS FISCAIS

    MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO

    EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA -2011 - ORÇAMENTO 2012

                                                                                                                                                                                                                                                                                R$ milhares

     

    EVENTO

    Valor Previsto 2012

    Aumento Permanente da Receita

    (-) Transferências constitucionais

    (-) Transferências ao FUNDEF

     

    Saldo Final do Aumento Permanente de Receita (I)

     

    Redução Permanente de Despesa (II)

     

    Margem Bruta (III) = (I+II)

     

    Saldo Utilizado Impacto de Novas DOCC

    da Margem Bruta (IV)

     

    Margem Líquida de Expansão de DOCC (III-IV)

     

    SEM MOVIMENTO

  • -

    Tabela 1 – Demonstrativo dos Riscos e Previdências

    PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS

    LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

    ANEXO DE RISCOS FISCAIS

     

    DEMONSTRATIVO DE RISCOS FISCAIS E PREVIDÊNCIAS

    EXERCÍCIO DE REFERENCIA – 2011 – ORÇAMENTO 2012

     

    LRF, art 4°, §3°                                                                                                                                                                                                                                                      R$ milhares

     

    RISCOS FISCAIS

    PREVIDÊNCIAS

    Descrição

    Valor

    Descrição

    Valor

    1° - Reajustes dos Servidores Públicos Municipais

     

    Demandas Judiciais


     Outros Passivos Contingentes 

     

     

    215.000,00

    Abertura de Créditos Adicionais a

    215.000,00

     

    partir da Reserva de Contingências.

     

    90000,00

    Abertura de Créditos Adicionais a partir da Reserva de Contingências.

    90.000,00

    130.000,00

    Abertura de Créditos Adicionais a partir da Reserva de Contingências.

    130.000,00

    TOTAL

    435.000,00

    TOTAL

    435.000,00



Registra-se e Publica-se

Jardim, 21 de Dezembro de 2011.

CARLOS AMÉRICO GRUBERT

Prefeito Municipal 


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 21/12/2011