Lei Ordinária n° 1554/2011 de 21 de Dezembro de 2011
ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
CARLOS AMÉRICO GRUBERT, Prefeito Municipal de Jardim - Estado de Mato Grosso do Sul, FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:
Art. 1° - Esta Lei estima a receita e fixa a despesa do Município de
Jardim - MS para o exercício de 2012, compreendendo o orçamento fiscal e da
seguridade social referente aos Poderes do Município, seus fundos e entidades
da administração direta.
Art. 2° - O conjunto dos orçamentos fiscal e da
seguridade social, estima a receita e fixa a despesa em igual valor de R$
44.905.000,00 (quarenta e quatro milhões e novecentos e cinco mil reais).
Art. 3° - A receita
decorrerá da arrecadação de tributos e de outras receitas correntes, de capital
e Contribuições Intra-Orçamentárias, na forma da legislação vigente,
discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento:
|
FISCAL |
SEGURIDADE |
R$ 1.00 TOTAL |
RECEITAS CORRENTES |
35.215.000 |
7.890.000 |
43.105.000 |
Receita
Tributária |
4.450.000 |
|
4.450.000 |
Receita
de Contribuições |
1.050.000 |
900.000 |
1.950.000 |
Receita
Patrimonial |
420.000 |
1.230.000 |
1.650.000 |
Receita
Agropecuária |
15.000 |
0 |
15.000 |
Transferências
Correntes |
32.970.000 |
5.860.000 |
38.830.000 |
Outras
Receitas Correntes |
510.000 |
0 |
510.000 |
Ded.
Receita p/ FUNDEF |
-4.200.000 |
-100.000 |
-4.300.000 |
RECEITAS DE CAPITAL |
600.000 |
200.000 |
800.000 |
Transferência
de Capital |
600.000 |
200.000 |
800.000 |
RECEITAS
INTRA-ORÇAMENT. |
0 |
1.000.000 |
1.000.000 |
Receitas
de Contrib. Intra-Orç. |
|
1.000.000 |
1.000.000 |
RECEITA TOTAL |
35.815.000 |
9.090.000 |
44.905.000 |
Art. 4° - A despesa será realizada
de acordo com as especificações constantes dos quadros integrantes desta Lei,
fixado o orçamento fiscal em R$ 27.564.700,00 (vinte e sete milhões e quinhentos e sessenta e quatro mil e
setecentos reais), o orçamento da seguridade social em R$ 17.340.300.00
(dezessete milhões e trezentos e quarenta mil e trezentos reais).
Art. 5° - A despesa do conjunto
dos orçamentos fiscal e da seguridade social, observada a programação
constante dos quadros anexos a esta Lei, apresenta o seguinte desdobramento:
DESPESA POR CATEGORIA ECONÔMICA
|
FISCAL |
SEGURIDADE |
R$ 1.00 TOTAL |
Despesas
Correntes |
25.303.700 |
15.732.800 |
41.036.500 |
Despesas
de Capital |
1.811.000 |
877.500 |
2.688.500 |
Reserva
de Contingência |
450.000 |
|
450.000 |
Reserva
Orçamentária do RPPS |
- |
730.000 |
730.000 |
TOTAL |
27.564.700 |
17.340.300 |
44.905.000 |
DESPESA POR ÓRGÃO
PODER
LEGISLATIVO Câmara Municipal |
FISCAL 1.650.000 1.650.000 |
SEGURIDADE |
TOTAL 1.650.000 1.650.000 |
PODER EXECUTIVO |
25.914.700 |
17.340.300 |
43.255.000 |
Gabinete do Prefeito |
2.748.000 |
|
2.748.000 |
Ger.
de Administração e Planejamento |
601.000 |
2.790.000 |
3.391.000 |
Gerência
de Finanças |
2.312.000 |
|
2.312.000 |
Ger. de Assistência Social |
|
3.071.000 |
3.071.000 |
Gerência de Educação |
12.890.000 |
|
12.890.000 |
Gerência de Saúde |
|
11.389.300 |
11.389.300 |
Ger.
de Obras e Serviços Urbanos |
5.797.400 |
90.000 |
5.887.400 |
Ger. De Desenvolvimento Econômico |
453.300 |
|
453.300 |
Gerência de Arrecadação |
663.000 |
|
663.000 |
Reserva
de Contingência |
450.000 |
|
450.000 |
TOTAL 27.564.700 17.340.300 44.905.000
Art. 6° - Fica o Poder Executivo
autorizado a tomar medidas necessárias para ajustar os dispêndios ao efetivo
comportamento da receita, bem como realizar operações de crédito, até o limite fixado
na Constituição Federal e Legislação Complementar Federal, mediante autorização
genérica do Poder Legislativo.
Art. 7° - Ocorrendo alterações na Legislação
Tributária em vigor, fica o Poder Executivo, mediante autorização legislativa,
autorizado a proceder aos devidos ajustes na execução orçamentária.
Art.
8° - Durante o exercício de 2012 ficam o Poder Executivo
e o Poder Legislativo, autorizados a conceder reajustes de pessoal Ativo e
Inativo, observando os dispositivos constitucionais e os artigos 19 e 20 da
Lei Complementar n.° 101, de 04 de maio de 2000.
Art.
9° -
Fica o Poder Executivo autorizado a representar o Município nas Operações de
Crédito, nos financiamentos e nas alienações, a proceder todos os atos para a
perfeita representatividade do Município, na celebração de contratos,
convênios, alienações e outros atos da competência do Executivo.
Art.
10 - O Poder Executivo disponibilizará, até 31 de janeiro
de 2012,0 cronograma mensal de previsão de arrecadação de receitas e desembolso
de despesas para o exercício de 2012, com base na Receita Prevista e Despesa
Fixada por esta Lei.
Art.
11 - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir, durante o
exercício de 2012, créditos adicionais na forma do inciso II do art. 41 da Lei
Federal n.° 4.320, de 17 de março de 1964 e créditos suplementares até o limite
de 40% (quarenta por cento) do total da despesa constante dos orçamentos que
integram esta Lei, utilizando os recursos previstos nos incisos III do § 1°, do
art. 43 da Lei Federal n.° 4.320, de 17 de março de 1964.
Parágrafo 1° - Fica autorizada, não sendo computada para efeito do limite fixado no "caput" deste artigo, a abertura de créditos suplementares destinados a cobrir despesas com pessoal e encargos sociais, obedecendo aos limites estabelecidos na Lei Complementar n° 101/2000.
Parágrafo 2° -
As suplementações decorrentes dos créditos adicionais na forma do caput deste artigo não observarão o rigor das fontes de recursos apontadas no § 3° do art.
4° da Lei Municipal 1528/2011 de 01 de julho de 2011 - Lei de Diretrizes
Orçamentárias, considerando a flexibilidade da realização da receita prevista,
tanto para mais como para menos, podendo suplementar uma fonte a outra, sem a
fixação de origem ou destino.
Art. 12 - Fica o Poder Executivo
autorizado, durante o exercício de 2012 a abrir programas de trabalho,
elementos de despesas e fontes de recursos para a realização dos projetos e
atividades não previstos neste orçamento.
Art. 13. Fica o Poder Executivo
autorizado, no decorrer da execução orçamentária, a abrir créditos
suplementares com recursos provenientes do excesso de arrecadação, limitados ao
crescimento nominal da Receita do Município, acumulado no exercício, conforme
inciso II do § 1° do Artigo 43 da Lei Federal n.° 4.320/64.
Art. 14. Fica o Poder Executivo
autorizado, no decorrer da execução orçamentária, a abrir créditos
suplementares com recursos provenientes do superávit financeiro, limitados aos valores apurados no Balanço Patrimonial - Anexo 14 - do exercício anterior ao
da execução orçamentária em andamento, na forma de como estabelece inciso I do
§ 1 ° do Artigo 43 da Lei Federal n.° 4.320/64.
Art. 15. Os repasses, ao Poder
Legislativo Municipal, far-se-ão mensalmente, na proporção de 1/12 (um doze
avos) do total dos valores estabelecidos pelo art. 29-A, da Constituição
Federal, calculados sobre a receita efetivamente arrecadada no exercício de
2011.
§ 1°. Para o cumprimento
do disposto neste artigo, o Poder Executivo Municipal fará o cálculo da
apuração final da receita efetivamente realizada, após o encerramento do
exercício financeiro de 2011.
§ 2°. O Poder Executivo
procederá à adequação necessária, até o limite permitido, caso o total do
Orçamento do Poder Legislativo Municipal seja inferior ao fixado nesta Lei.
§ 3°. Havendo superávit do total do Orçamento do Poder
Legislativo Municipal, a diferença será objeto de suplementação das dotações,
definidas nos prazos e nos elementos previamente
Art. 16 - Fica alterado e atuali7do o Plano
Plurianual do quadriênio 2010-2013, de acordo com as atualizações realizadas no
Orçamento para o exercício de 2012, em todos os seus Demonstrativos.
Art. 17 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM- MS MEMÓRIA DE CÁLCULO DA EVOLUÇÃO DA
RECEITA -ANEXOS AO PROJETO DA LDO PARA 2011- ORÇAMENTO 2012 |
||||||||
1,059 x 1,0431x1,059x1,0 |
2,0431 x 1,059 x 1,024 |
1,059 x 1,0243 1.055 x 1,0578 |
1.04 x 1.0559 |
1.04 x 1.0582 1.04 x 1.0573 |
|
|||
|
33.144,94 |
36.337,12 |
40.824,51 |
45.559,29 |
50.030,30 |
55.059,75 |
60.543,26 |
|
|
1,1982 |
1,1315 |
1,0847 |
1,116 |
1,0981 |
1,1005 |
1,0996 |
|
NATUREZA DA RECEITA |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
|
REALIZADO |
REALIZADO |
REALIZADO |
PREVISÃO |
PREVISÃO |
PREVISÃO |
PREVISÃO |
PREVISÃO |
RECEITAS CORRENTES |
43.087.197,97 |
42.925.775,06 |
- 45.697.452,30 |
41.371.784,29 |
46.170.911,26 |
50.700.277,68 |
55.795.655,57 |
61.352.902,85 |
RECEITA
TRIBUTÁRIA |
3.548.693,49 |
3.780.045,89 |
4.642.211,78 |
3.562.105,68 |
3.975.309,94 |
4.365.287,85 |
4.803.999,27 |
5.282.477,60 |
IMPOSTOS |
3.023.926,08 |
3.275.791,74 |
4.272.228,20 |
2.947.115,96 |
3,288.981,41 |
3.611.630,49 |
3.974.599,35 |
4.370.469,45 |
TAXAS |
524.767,41 |
504.254,15 |
369.983,58 |
614,989,72 |
686.328,53 |
753.657,36 |
829.399,92 |
912.008,15 |
RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES |
3.001.369,97 |
3.078.041,37 |
2.349.567,91 |
2.496.526,39 |
2.786.123,45 |
3.059.442,16 |
3.366.916,10 |
3.702.260,94 |
CONTRIBUIÇÕES
SOCIAIS |
1.988.950,27 |
2.054.533,14 |
1.386.875,37 |
1.338.760,10 |
1.494.056,27 |
1.640.623,19 |
1.805.505,82 |
1.985.334,20 |
CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS |
1.012.419,70 |
1.023.508,23 |
962.692,54 |
1.157.766,29 |
1.292.067,18 |
1.418.818,97 |
1.561.410,28 |
1.716.926,74 |
RECEITAS PATRIMONIAIS |
1.420 192,13 |
1.462.506,55 |
1.779.1 39,96 |
1.530.918,78 |
1.708.505,36 |
1.876.109,74 |
2.064.658,76 |
2.270.298,78 |
RECEITAS
IMOBILIÁRIAS |
76.257,38 |
47.619,56 |
50.502,50 |
85.529,05 |
95.450,42 |
104.814,11 |
115.347,92 |
126.836,58 |
RECEITAS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS |
1.343,934,75 |
1.414.886,99 |
1.728.637,46 |
1.445.389,73 |
1.613.054,94 |
1.771.295,63 |
1.949.310,84 |
2.143.462,20 |
RECEITAS
AGROPECUÁRIAS |
33.594,47 |
28.061,04 |
33.087,95 |
15.569,36 |
17.375,41 |
19.079,93 |
20.997,47 |
23.088,81 |
RECEITA DE PRODUÇÃO VEGETAL |
33.594,47 |
28.061,04 |
33.087,95 |
15.569,36 |
17.375,41 |
19.079,93 |
20.997,47 |
23.088,81 |
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES |
33.708.732,60 |
33.892.788,91 |
36.319,882,14 |
33.157.922,59 |
37.004.241,60 |
40.634.357,72 |
44.718.110,67 |
49.172.034,47 |
TRANSFERÊNCIAS
DA UNIÃO |
15.702.818,05 |
17.063.726,98 |
18.324.012,44 |
16.820.849,74 |
18.772.068,31 |
20.613.608,21 |
22.685.275,84 |
24.944.729,30 |
COTA-PARTE
DO FPM |
11.663.105,30 |
12.240.474,38 |
12.606.339,40 |
12.205.046,65 |
13.620.832,06 |
14.957.035,69 |
16.460.217,77 |
18.099.655,46 |
OUTRAS
RECEITAS DA UNIÃO |
552.494,86 |
497.180,39 |
861.555,42 |
642.748,25 |
717.307,05 |
787.674,87 |
866.836,19 |
953.173,08 |
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO -
SAÚDE SUS |
2.575.308,03 |
3.070.49548 |
3.252.735,96 |
2.794.495,26 |
3.118.656,71 |
3.424.596,93 |
3.768.768,93 |
4.144.138,31 |
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO -
A. SOCIAL |
575.714,39 |
697.103,04 |
917.547,97 |
649.918,35 |
725.30888 |
796.461,68 |
876.506,08 |
963.806,08 |
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO - EDUCAÇÃO |
336.195,47 |
558.473,69 |
685.833,69 |
528.641,23 |
589.963,61 |
647.839,04 |
712.946,87 |
783.956,37 |
TRANSFERÊNCIAS
DO ESTADO |
17.179.485,00 |
16.615.389,85 |
17.618.456,64 |
16.266.805,87 |
18.153.755,35 |
19.934.638,75 |
21.938.069,95 |
24.123.101,71 |
COTA-PARTE DO ICMS |
6.499.777,96 |
6.113.490,54 |
6.408.611,69 |
6.107.900,90 |
6.816.417,40 |
7.485.107,95 |
8.237.361,30 |
9.057.802,49 |
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO |
1.600.823,/4 |
1.589.90964 |
1.636.781,95 |
1.352.0/6,00 |
1.508.916,82 |
1.656.941,56 |
1.123.464,18 |
2.005.081,21 |
TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO - SAÚDE SUS |
462.018,85 |
630.808,48 |
1.156.813,24 |
624.720,57 |
697.188,16 |
765.582,31 |
842.523,34 |
926.438,66 |
TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO - A. SOCIAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
TRANSFERÊNCIAS PARA O FUNDEF |
8.536.864,45 |
8.281.101,19 |
8.416.249,76 |
8.182.108,40 |
9.131.232,97 |
10.027.006,93 |
11 034.721.13 |
12.133.779,35 |
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS |
826.429,55 |
213.672,08 |
' 377,413,06 |
70.266,98 |
78.417,94 |
86.110,76 |
94.764,88 |
104.203,46 |
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS -
UNIÃO |
394.218,82 |
196.682,61 |
258.096,06 |
35.133,49 |
39.208,97 |
43.055,38 |
47.382,44 |
52.101,73 |
TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS-ESTADO |
432.210,73 |
16.969,47 |
119.317,00 |
35.133,49 |
39,208,97 |
43.055,38 |
47.382,44 |
52,101,73 |
OUTRAS RECEITAS CORRENTES |
1.374.615,31 |
684.331,30 |
573.562,56 |
608.741,49 |
679.355,50 |
746.000,28 |
820.973,30 |
902.742,25 |
MULTAS E
JUROS DE MORA |
25.009,71 |
26.140,51 |
75.140,21 |
21.100,58 |
23.548,25 |
25.850,33 |
28.457,09 |
31.291,42 |
INDENIZAÇÕES
E RESTITUIÇÕES |
543.973,56 |
260.284,65 |
114.965,08 |
13.213,47 |
14.746,23 |
16.192,84 |
17.820,22 |
19.595,11 |
DIVIDA
ATIVA |
385.285,34 |
397.906,14 |
382.248,91 |
574.427,44 |
641.061,02 |
703.949,11 |
774.695,99 |
851.855,72 |
OUTRAS
RECEITAS |
420.346,70 |
|
1.208,36 |
|
|
|
|
|
RECEITAS DE CAPITAL |
2,896.731,82 |
2.550.363,81 |
3.365.431,12 |
375.201,09 |
418.724,42 |
459.801,28 |
506.011,31 |
556.410,04 |
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES |
2.896.731,82 |
2.550.363,81 |
3.365.431,12 |
375.201,09 |
418.724,42 |
459.801,28 |
506.011,31 |
556.410,04 |
CONVÊNIOS |
2.896,731,82 |
2.550.363,81 |
3.365.431,12 |
375.201,09 |
418.724,42 |
459.801,28 |
506.011,31 |
556.410,04 |
RECEITAS INTRA- ORÇAMENTÁRIAS |
- |
- |
1.442.464,44 |
902.715,59 |
1.007.430,60 |
1.106.259,54 |
1.217.438,62 |
1.338.695,51 |
RECEITAS
PATRONAIS |
|
|
1.442.464,44 |
902.715,59 |
1.007.430,60 |
1.106.259,54 |
1.217.438,62 |
1.338.695,51 |
DEDUÇÕES DA RECEITA |
(3.270.148,73) |
(3.774.006,63) |
(3.968.899,02) |
|
|
(4.501.734,47) |
(4.954.158,78) |
(5.447.593,00) |
DEDUÇÃO DA RECEITA PARA O FUNDEF |
(3.270.148,73) |
(3.968.899,02) |
(3.673.447,09) |
(4.099.566,95) |
(4.501.734,47) |
(4.954.158,78) |
(5.447.593,00) |
|
TOTAL |
42.713.781,06 |
41.702.132,24 |
46.536.448,84 |
38.976.283,88 |
43.497.499,33 |
47.764.604,03 |
52.564.946,72 |
57.800.415,40 |
2.1 DEMONSTRATIVO I - METAS ANUAIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS | |||||||||
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS | |||||||||
ANEXO DE METAS FISCAIS | |||||||||
METAS ANUAIS | |||||||||
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 | |||||||||
ANEXO AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS DE 2011 - ORÇAMENTO 2012. | |||||||||
LRF, art. 4°, § 1 R$ milhares | |||||||||
| EXERCÍCIO DE 2012 | EXERCÍCIO DE 2013 | EXERCÍCIO DE 2014 | ||||||
| Valor | Valor | % PIB | Valor | Valor | % PIB | Valor | Valor | % PIB |
ESPECIFICAÇÃO | Corrente | Constante | (a / PIB) | Corrente | Constante | (b / PIB) | Corrente | Constante | (c / PIB) |
| (a) |
| x 100 | (b) |
| x 100 | (c) |
| x 100 |
Receita Total | 43.497,50 | 41.824,52 | 0,0835984 | 47.764,61 | 44.161,07 | 0,0802057 | 52.584,95 | 46.722,24 | 0,077171667 |
Receitas Primárias (I) | 40.362,84 | 38.810,42 | 0,0775738 | 44.322,44 | 40.978,59 | 0,0744257 | 48.776,84 | 43.338,70 | 0,07158303 |
Despesa Total | 43.497,50 | 41.824,52 | 0,0835984 | 47.764,61 | 44.161,07 | 0,0802057 | 52.584,95 | 46.722,24 | 0,077171667 |
Despesas Primárias (II) | 39.316,90 | 37.804,71 | 0,0755636 | 43.173,89 | 39.916,69 | 0,0724970 | 47.512,87 | 42.215,65 | 0,069728076 |
Resultado Primário (I- II) | 1.045,94 | 1.005,71 | 0,0020102 | 1.148,55 | 1.061,90 | 0,0019286 | 1.263,97 | 1.123,05 | 0,001854954 |
Resultado Nominal | (741,41) | -712,89 | -0,001425 | -146,76 | -135,69 | -0,0002464 | (183,94) | -163,43 | -0,00026994 |
Dívida Pública |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Consolidada | 2.888,95 | 2.777,84 | 0,0055523 | 2.978,25 | 2.753,56 | 0,0050010 | 2.989,51 | 2.656,21 | 0,004387291 |
Dívida Consolidada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Líquida | 682,60 | 656,35 | 0,0013119 | 1.657,60 | 1.532,54 | 0,0027834 | 1.473,66 | 1.309,36 | 0,002162687 |
FONTE:MEMÓRIA DE CÁLCULO DA PROJEÇÃO DA RECEITA E BALANÇO PATRIMONIAL DE 2009. | |||||||||
OBS.: PIS do Estado, pare projetar a receita, será adicionado do IPCA projetado em 3,80% para 2011, em 4,00% | |||||||||
para 2012, em 4,00% para 2013 e do incremento da Receita Tributária, se houver. | |||||||||
PIB ESTADUAL: | EXERCÍCIO DE 2011 | EXERCÍCIO DE 2012 | EXERCÍCIO 2013 | ||||||
| % | VALOR | % | VALOR | % | VALOR | |||
| 1,0400 50.030.300,00 | 1,0816 55.059.750,00 | 1,1255 60.543.260,00 |
2.2 DEMONSTRATIVO II - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR | |||||||
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS | |||||||
| LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS | ||||||
| ANEXO DE METAS FISCAIS | ||||||
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR | |||||||
| EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 - ORÇAMENTO PARA 2012 | ||||||
I-Metas | II -Metas | ||||||
% PIB | . | % PIB | Variação | ||||
ESPECIFICAÇÃO | Previstas em | Realizadas em | |||||
Valor | |||||||
2010 a | 2010 b | (c)=(b-a) | (c/a)x 100 | ||||
Receita Total | 34.400,32 | 0,08807 | 42.904,67 | 0,10636 | 8.504,35 | 24,72% | |
Receita Não-Financeira (I) | 32.974,12 | 0,08264 | 36.831,79 | 0,10263 | 3.857,67 | 11,70% | |
Despesa Total | 34.400,32 | 0,08807 | 39.786,85 | 0,10174 | 5.386,53 | 15,66% | |
34.063,05 | 2.095,03 | 6,55% | |||||
Despesa Não-Financeira (II) | 31.968,02 | 0,08127 | 0,1007 | ||||
Resultado Primário (I-II) | 1.006,10 | 0,00137 | 2.768,74 | 0,00193 | 1.762,64 | 175,20% | |
Resultado Nominal | (204,64) | 0,00262 | (1.685,68) | -0,00387 | (1.481,04) | ||
Dívida Pública, Consolidada | 4.022,55 | 0,01571 | 2.820,82. | 0,01198 | (1.201,73) | ||
Dívida Consolidada Líquida | 1.574,01 | 0,009 | (1.821,29) | 0,005 13 | (3.395,30) | ||
FONTE: | |||||||
OBS.: para os | Municípios com menos de 50 mil habitantes não será utilizado esse anexo esse ano. | ||||||
PIB ESTADUAL 2010 = 40.824,61 | |||||||
2.3 DEMONSTRATIVO III - METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS ANEXO DE METAS FISCAIS | ||||||||||||||||||||
METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES | ||||||||||||||||||||
LRF, art.4°, §2°, inciso II | ||||||||||||||||||||
ESPECIFICAÇÃO | VALORES A PREÇOS CORRENTES | |||||||||||||||||||
2009 | 2010 | % | 2011 | % | 2012 | % | 2013 | % | 2014 | |||||||||||
Receita Total Receitas Primárias (I) Despesa Total Despesas Primárias (II) Resultado Primário (I- II) Resultado Nominal Dívida Pública Consolidada Dívida Consolidada Líquida | 36.855,14 35.562,60 35.254,88 34.895,52 667,08 (1.340,08) 4.151,27 1.778,65 | 42.904,67 36.831,79 39.786,85 34.063,05 2.768,74 (1.685,68) 2.820,82 (1.821,29) | 88,69% 95,87% 95,64% 103,43% 2,86% 12,14% 101,06% -13,95% | 38.051,60 35.309,40 38.051,60 35.230,20 79,20 (204,64) 2.850,60 254,10 | 114,31% 114,31% 114,31% 111,60% 1320,63% 362,30% 101,35% 268,63% | 43.497,50 40.362,84 43.497,50 39.316,90 1.045,94 (741,41) 2.888,95 682,60 | 109,81% 109,81% 109,81% 109,81% 109,81% 19,79% 103,09% 242,84% | 47.764,61 44.322,44 47.764,61 43.173,89 1.148,55 -146,76 2.978,25 1.657,60 | 110,09% 110,05% 110,09% 110,05% 110,05% 125,33% 100,38% 88,90% | 52.584,95 48.776,84 52.584,95 47.512,87 1.263,97 (183,94) 2.989,51 1.473,66 | ||||||||||
ESPECIFICAÇÂO Receita Total Receitas Primárias (I) Despesa Total Despesas Primárias (II) Resultado Primário (I-II) Resultado Nominal Dívida Pública Consolidada Dívida Consolidada Líquida | VALORES | A PREÇOS | CONSTANTES | |||||||||||||||||
2009 | 2010 | % | 2011 | % | - 2012 | % | 2013 | % | 2014 | |||||||||||
32.571,93 31.429,61 31.157,65 30.840,05 589,55 (1.184,34) 3.668,82 1.571,94 | 39.554,41 33.955,74 36.680,05 31.403,20 2.552,54 (1.554,05) 2.600,55 (1.679,07) | 86,20% 93,18% 92,96% 100,53% 2,78% 11,80% 98,22% -13,56% | 34.096,42 31.639,25 34.096,42 31.568,28 70,97 (183,37) 2.554,30 227,69 | 116,18% 116,18% 116,18% 113,42% 1342,16% 368,21% 103,00% 273,01% | 39.611,60 36.756,98 39.611,60 35.804,48 952,50 -675,18 2.630,86 621,62 | 109,57% 109,57% 109,57% 109,57% 109,57% 19,75% 102,87% 242,31% | 43.402,64 40.274,82 43.402,64 39.231,16 1.043,66 -133,36 2.706,27 1.506,22 | 110,18% 110,14% 110,18% 110,14% 110,14% 125,44% 100,46% 88,98% | 47.821,89 44.358,71 47.821,89 43.209,23 1.149,48 -167,28 2.718,72 1.340,18 | |||||||||||
IPCA: Será de 6,0% para 2008,4,5% para 2009, 4,8% para 2010, 3,8% para 2011, 4,0% para 2012 e 4,0% para 2013. | ||||||||||||||||||||
PIB ESTADUAL | 36.337,12 | 40.824,61 | 45.559,29 | 50.030,30 | 55.059,75 | 60.543,26 | ||||||||||||||
IPC-A | 1,1315 | 1,0847 | 1,116 | 1.0981 | 1,1005 | 1,0996 | ||||||||||||||
IPCA: Será de 5,9% para 2008, 4,31 para 2009, 5,9% para 2010, 5,5% para 2011, 4,0% para 2012, 4,0% para 2013 E 4,0% para 2014. |
2.4
DEMONSTRATIVO IV – EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
|||||||
PREFEITURA MUNICIPAL DE
JARDIM MS MS LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO
LÍQUIDO EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2011 ORÇAMENTO PARA 2012 R$ milhares LRF, art 4°, §2°, inciso III |
|||||||
PATRIMÔNIO
LÍQUIDO |
2010 |
% |
2009 |
% |
2008 |
% |
|
ATIVO REAL LIQUIDO PASSIVO REAL A DESCOBERTO |
42.279,75 |
84,78 |
35.843,37 |
89,95 |
32.239,56 |
68,9 |
|
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
REGIME PREVIDENCIÁRIO |
||||||
PATRIMÔNIO
LIQUIDO |
2010 |
% |
2009 |
% |
2008 |
% |
|
ATIVO
REAL LÍQUIDO PASSIVO
REAL A DESCOBERTO |
14.641,25 |
84,91% |
12.432,13 |
85,10% |
10.580,29 |
83,44 |
|
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
|
2.5
DEMONSTRATIVO V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A
ALIENAÇÃO DE ATIVOS |
||||
PREFEITURA MUNICIPAL DE
JARDIM MS MS LEI DE
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO
DE METAS FISCAIS E APLICAÇÃO DOS RECURSOS
OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS EXERCÍCIO
DE REFERENCIA -
2011 - ORÇAMENTO 2012
LRF, art. 4°,§2°, inciso III R$ milhares |
||||
RECEITAS
REALIZADAS |
2010 |
2009 |
2008 |
|
RECEITAS DE
CAPITAL ALIENAÇÃO DE ATIVOS Alienação de Bens Móveis Alienação de Bens Imóveis |
- - 20,00 |
|
|
|
TOTAL |
|
20,00 |
- |
- |
|
|
|||
|
DESPESAS
LIQUIDADAS |
2010 |
2009 |
2008 |
APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS DESPESAS DE CAPITAL Investimentos Inversões Financeiras Amortização da Dívida DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVID. Regime Geral de Previdência Social Regime Próprio dos Servidores Públicos |
5.041,20 - 5.041,20 |
0,00 1.045,98 1.045,98 0,00 0,00 |
0,00 953,93 953,93 0,00 0,00 |
|
TOTAL |
|
5.041,20 |
1.045,98 |
953,93 |
SALDO
FINANCEIRO |
(c) = (b-c)+(f) |
(a) = (a-b)+(f) |
(a) = (a)+(f) |
|
(13.820,29) |
(8.799,29) |
(7.753,31) |
FONTE: EXECUÇÃO
ORÇAMENTÁRIA DE AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS DOS EXERCÍCIOS, E DOS BALANÇOS DE
2008, 2009 E 2010, REFERENTE A ALIENAÇÃO DE BENS.
2.6 DEMONSTRATIVO VI — AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DO REGIME PRÓPRIO DE | |||||
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS LRF, art.4°, §2°, inciso IV, alínea a R$ milhares | |||||
RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS | 2008 | 2009 | 2010 |
| |
RECEITAS CORRENTES Receita de Contribuições Pessoal Civil Pessoal Militar Outras Contribuições Previdenciárias Compensação Previdenciária entre Receita Patrimonial Outras Receitas Correntes RECEITAS DE CAPITAL Alienação de Bens Outras Receitas de Capital REPASSES PREVIDENCIÁRIOS Contribuição Patronal do Exercício Pessoal Civil Pessoal Militar Contribuição Patronal de Exercícios Pessoal Militar REPASSES PREVID. PARA | 2.565,81 1.494,27 1.071,54 | 2.685,34 1.638,15 1.046,89 | 3.798,40 1.100,55 - - 1.329,83 1.368,02 | ||
TOTAL DAS RECEITAS | 2.565,81 | 2.685,34 | 3.798,40 | ||
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS | 2008 | 2009 | 2010 | ||
ADMINISTRAÇÃO GERAL Despesas Correntes Despesas de Capital PREVIDÊNCIA SOCIAL Pessoal Civil | 95,18 95,18 0 718,62 | 122,29 122,29 925,91 | 138,01 2,69 0 1236,27 | ||
| |||||
| |||||
Pessoal Militar Outras Despesas Correntes Compensação Previd. de aposent. Compensação Previd. de Pensões | |||||
TOTAL DAS DESPESAS PESAS | 908,98 | 1.170,49 | 1.376,97 | ||
RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (I – II) | 1.656,83 | 1.514,85 | 2.421,43 | ||
DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO | 10.562,78 | 12.199,92
| 14.621,04 |
2.7 DEMONSTRATIVO VII - ESTIMATIVA E
COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA |
|||||
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS LRF, art. 4°, § 2°,
inciso V R$
milhares |
|||||
SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO |
RENÚNCIA
DE RECEITA PREVISTA |
COMPENSAÇÃO |
|||
Tributo/Contribuiç |
|
|
|
||
|
|
|
|
|
|
TOTAL |
|
|
|
- |
|
SEM MOVIMENTO |
2.8 DEMONSTRATIVO VIII— MARGEM DE EXPANSÃO DAS
DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CC |
||
LRF, art. 4°, § |
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO EXERCÍCIO DE
REFERÊNCIA -2011 -
ORÇAMENTO
2012 R$
milhares |
|
|
EVENTO |
Valor Previsto 2012 |
Aumento Permanente da Receita (-) Transferências constitucionais (-) Transferências
ao FUNDEF |
|
|
Saldo Final do Aumento Permanente de Receita (I) |
|
|
Redução Permanente de Despesa (II) |
|
|
Margem Bruta (III) = (I+II) |
|
|
Saldo Utilizado
Impacto de Novas DOCC |
da Margem Bruta (IV) |
|
Margem Líquida de Expansão de DOCC (III-IV) |
|
SEM MOVIMENTO
Tabela 1 – Demonstrativo dos Riscos e Previdências PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE RISCOS FISCAIS DEMONSTRATIVO DE RISCOS FISCAIS E EXERCÍCIO DE REFERENCIA – 2011 – ORÇAMENTO 2012 LRF,
art 4°, §3° R$ milhares |
||||
|
RISCOS FISCAIS |
PREVIDÊNCIAS |
||
Descrição |
Valor |
Descrição |
Valor |
|
1°
- Reajustes dos Servidores Públicos Municipais Demandas Judiciais |
215.000,00 |
Abertura de Créditos
Adicionais a |
215.000,00 |
|
|
partir da Reserva de
Contingências. |
|
||
90000,00 |
Abertura de Créditos
Adicionais a partir da Reserva de Contingências. |
90.000,00 |
||
130.000,00 |
Abertura de Créditos
Adicionais a partir da Reserva de Contingências. |
130.000,00 |
||
TOTAL |
435.000,00 |
TOTAL |
435.000,00 |
Registra-se e Publica-se
Jardim, 21 de Dezembro de 2011.
CARLOS AMÉRICO GRUBERT
Prefeito Municipal
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 21/12/2011