Lei Ordinária n° 1621/2012 de 17 de Julho de 2012
DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI DO ORÇAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2.013, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Prefeito Municipal de Jardim, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Esta Lei fixa as Diretrizes Orçamentárias do Município Jardim - MS para o a elaboração do Orçamento do exercício de 2013, atendendo;
As Receitas Municipais e o Equilíbrio com a Despesa
As propostas de modificação no Projeto da Lei Orçamentária Anual serão apresentadas, no que couber, da mesma forma e nível de detalhamento dos demonstrativos e anexos apresentados.
BLOCO 1
GERÊNCIA DE SAÚDE
PRIORIDADE: GERENCIA DE SAÚDE
OBJETIVO: GERIR COM QUALIDADE AS CONTAS PÚBLICAS DA GERENCIA E REALIZAR MELHORIAS NO ATENDIMENTO.
|
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
1 |
Contratar
médicos especialistas e aumentar a carga horária do oftalmologista,
cardiologista, médico operador do aparelho de ultrassonografia. |
2 |
Realizar por
meio de cursos, oficinas, estudos e participações em palestras fornecidas
pela Secretaria do Estado, Ministério da Saúde ou município a capacitação e atualização dos funcionários de diversas áreas da Gerência de Saúde. |
3 |
Fiscalizar
através da Auditoria Municipal o repasse e a aplicação de recursos de ordem
municipal, estadual e federal. |
4 |
Realizar
auditoria e reuniões com a Comissão do HMR, Pestalozzi, CEO e conferencia de
repasses aplicados, bem como o cumprimento da jornada de trabalho dos médicos
e dentista |
5 |
Auditoria enviar trimestralmente relatório de
serviços contratados pela prefeitura ao Conselho Municipal de Saúde. |
6 |
Cadastrar todos os usuários que procurarem a rede
do SUS e melhorar a distribuição da carteira municipal de saúde. |
7 |
Melhorar os equipamentos das salas da Gerencia de
Saúde. Adquirir material permanente para as sessões da Gerencia de Saúde. |
8 |
Providenciar novo espaço físico adequado para a
instalação da Gerência de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, seja por meio
de construção de prédio próprio ou locação. |
9 |
Adequar infraestruturalmente a Unidade Básica de
Saúde a demanda de atendimento. Reformar a Unidade Básica, através de
convênio entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Jardim. |
10 |
Adquirir
equipamentos para academia ao ar livre e melhorar a infraestrutura da praça
da Vila Angélica, conforme projeto
Saúde na Praça da fisioterapeuta municipal. Contratar professor
de educação física para executar o projeto. |
11 |
Implantar no município o CAPS ou estabelecer
convênio com demais municípios da microrregião que já tenham o programa
implantado para atender pacientes especiais e oferecer aos usuários (saúde
mental), atendimento clínico. |
12 |
Implantar consórcio de exames entre os municípios
da microrregião. Solicitar apoio técnico da SES. |
12 |
Transformar
a Unidade Básica Nestor
Pereira
em duas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Distribuir áreas e
contratar após concurso público agentes comunitários de saúde. |
13 |
Elaborar projeto de Construção de mais Estratégia
de Saúde da Família, como forma de ampliar a cobertura do município e
melhorar o acesso da população à saúde pública; Contratar após concurso
público agentes comunitários de saúde; |
14 |
Implantar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família -
NASF - como apoio matricial a todas as Unidades de Estratégias de Saúde da
Família, auxiliando na execução dos serviços e na construção de equipes de
referência para a comunidade. |
15 |
Implantar a Gestão do Trabalho. Adquirir através
do projeto PROJESUS computadores, impressoras, mesas e cadeiras para implantar
o programa de Gestão do Trabalho INFORSUS, que possibilitará a Gerencia de
Saúde ter o cadastro de todos os servidores da saúde. |
16 |
Adequar o Plano de Cargos e
Carreiras Municipal para a esfera da Gerência de Saúde. |
17 |
Melhorar a ambiência das
recepções das unidades de saúde. |
18 |
Manter Termo de Contratual
ização do Hospital Marechal Rondon, bem como contrato com o município. |
19 |
Reduzir gradativamente número
de consultas em atenção básica no Hospital Marechal Rondon |
20 |
Adquirir novo aparelho de PABX para melhorar a telefonia de toda
Gerência. |
PRIORIDADE: CENTRAL DE
AGENDAMENTO
OBJETIVO: REALIZAR
O AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES EM MÉDIA COMPLEXIDADE.
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Manter e
ampliar os serviços especializados em falta no município por meio da PPI da
Assistencial do SUS, enviando os pacientes encaminhados pelo médico clinico
para consultas e exames especializados e exames laboratoriais e outros. |
2 |
Implementar o
serviço de agendamento de consultas e exames através da compra equipamentos
de informática e contratação de mais uma profissional. |
CONSELHO
MUNICIPAL DE SAÚDE
PRIORIDADE:
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
OBJETIVO: ATUAM NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E NO CONTROLE DA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE
SAÚDE, INCLUSIVE NOS ASPECTOS ECONÔMICOS
E FINANCEIROS
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Capacitar através de cursos, treinamentos e conferências interregionais e estaduais. |
2 |
Dar subsídios os conselheiros para participarem de conferencias e
encontros interregionais do conselho. |
3 |
Instalar o Conselho Municipal de Saúde
seja por meio de construção de prédio próprio ou locação, com espaço físico
para atividades administrativas, reuniões e inclusão digital. |
4 |
Criar rubrica orçamentária e orçamento para o Conselho Municipal de Saúde. |
BLOCO 2
ATENÇÃO BÁSICA
CTUAÇÃO DE PRIORIDADES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES DO PACTO PELA SAÚDE, NAS
DIMENSÕES PELA VIDA E DE GESTÃO.
PRIORIDADE 1: ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO.
OBJETIVO: PROMOVER A FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SUS NA ÁREA DE SAÚDE DA
PESSOA IDOSA.
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Implementar a
política de saúde da pessoa idosa, de acordo com as diretrizes de âmbito nacional; Promover o
uso da caderneta de saúde da pessoa idosa; Implantar o
manual de atenção básica e saúde para a pessoa idosa em cada UBS; Reorganizar
o processo de acolhimento á pessoa idosa; Qualificar e
organizar as ações que visam a dispensação de medicamentos e o acesso da população idosa; Ampliar a
oferta de exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico precoce de deficiência
de cálcio e prevenção da osteoporose; Implementar o
programa de atenção domiciliar nas Estratégias Saúde da Família; Realizar a
atenção diferenciada na internação hospitalar; Promover ações de
capacitação - Oficinas de Prevenção de quedas e Osteoporose, aos profissionais da
Atenção Básica, com ênfase na prevenção de quedas.e na política do idoso. Capacitação de cuidadores de Idoso pela Rede Estadual. ET/SUS. Promover a
Intersetorialidade nas ações da atividade
física e lazer do idoso; Desenvolver ações coletivas de
Socialização,Promoção da saúde,Melhoria da qualidade de vida,atividades
educativas abordando conteúdos relacionados aos direitos e ao Estatuto do
Idoso; Prevenção,
orientação na higienização bucal, câncer de boca, dentição nas pessoas
idosas; |
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Vacinar
idosos na faixa etária > 60
anos na campanha anual contra a influenza; Vacinar idosos com 65 anos e mais
com a vacina Pneumococos, priorizando os acamados e
impossibilitados de locomoção. Proporcionar
meios de manter calendário de vacinação do idoso, atualizado. |
PRIORIDADES 2: CONTROLE DO CÂNCER DE
COLO DE ÚTERO E DE MAMA.
OBJETIVO 3: AMPLIAR A OFERTA DO EXAME
CLÍNICO DA MAMA
AÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DA
META |
|
1 |
Alimentar e analisar os
sistemas de informação (SISMAMA) Promover estudos de atualizações aos
Profissionais de Saúde; Promover atividades educativas para promoção de
saúde; Realizar Exame clínico da Mama,
com foco na população feminina de 40 a 69 anos, para rastreamento; Realizar
busca ativa; Garantir material cognitivo para divulgação. |
AÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DA
META |
|
1 |
Ressarcimento dos custos e
incorporação no teto financeiro da média complexidade das mamografias de
rastreamento realizadas, conforme portaria n° 1183/GM de 03 de junho de 2009; Promover a ampliação do
Programa de Qualidade de Mamografia; Qualificação da oferta com foco
na população alvo de 40 a 69 anos, recomendada pelo programa de rastreamento. |
PRIORIDADE
03: REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA
OBJETIVO
1: REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
|
1 |
Elaborar
as propostas de intervenção para a qualificação da atenção ás doenças prevalentes; Manter
ativo o comitê de vigilância do óbito; Intensificar a investigação de óbito
infantil e fetal; Adquirir
os insumos e medicamentos para tratamento das síndromes hipertensivas no parto; Tratar
e Monitorar infecções urinárias principalmente no ultimo trimestre afim de evitar
parto prematuro. Cultura e Antibiograma. |
|
2 |
Ações
de promoção do Aleitamento Materno, tais como: Rede Amamenta Brasil, e combater as carências
nutricionais; Intensificar
ações para a melhoria da qualidade da assistência ao Pré Natal, parto e ao
RN; Manter ativo e atuante o comitê de aleitamento materno; |
|
3 |
Reduzir
os óbitos infantis por doenças diarréica e por pneumonia; Garantir
o acesso à referência da atenção básica; Intensificar
ações de vacinação do PNI, incluindo a vacinação de rotina com as vacinas
obrigatórias e estratégicas especiais como campanhas e bloqueio; Promover
o uso da Caderneta da criança para atualização mensal das informações (peso,
altura), no atendimento a puericultura. |
|
OBJETIVO 2: REDUZIR
A MORTALIDADE MATERNA
|
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
1 |
Ampliar a vigilância do óbito de MIF e Materno,
buscando a redução da subnotifícação; Qualificação da causa de óbito; Identificação dos problemas que levaram
ao óbito; Aprimoramento e monitoramento da qualidade
e efetividade
da atenção pré-natal; Atualização dos manuais
do pré-natal, puerpério, e gestação de alto risco; Implementar as ações de vigilância
dos óbitos de MEF e materna; Qualificar profissionais para a melhora da
qualidade da atenção pré-natal; Facilitar as condições de acesso das
gestantes aos exames; |
OBJETIVO 3:
EVITAR CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA
|
AÇÕES/ REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
1 |
Sensibilizar
e qualificar profissionais da atenção hospitalar ao parto para a redução da
transmissão vertical; Qualificar
profissionais para a melhora da qualidade da atenção pré-natal; Qualificar
profissionais para incluir os parceiros na atenção pré-natal, diagnosticá-los e tratá-los;
Facilitar as condições de acesso das gestantes aos exames; Realizar o
exame VDRL na 1° consulta e na 30° semana de gestação; Garantir
atendimento médico; Busca ativa dos faltosos. |
PRIORIDADES 04: FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE RESPOSTA AS DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA, INFLUENZA, HEPATITE, AIDS.
OBJETIVO 1: REDUZIR A LETALIDADE DOS CASOS GRAVES DE DENGUE
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Implementar classificação de risco baseada na gravidade da doença; Realizar manejo clínico conforme preconizado no Manual de Manejo Clínico
da Dengue; Capacitação/ Atualização
de profissionais Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem para manejo clínico da dengue; Atualizar o plano de contingência, definindo os locais de referência para
atendimento dos casos; Investigar todos os óbitos suspeitos de dengue, utilizando o protocolo de
investigação de óbitos e reorganizar os serviços, com base nos fatores de
risco; Implementar preparação e resposta coordenanda no monitoramento da dengue,
visando acompanhar de forma oportuna as alterações no número de casos de
dengue e as ações do programa de dengue no nível local; Implementar as Ações do Zoneamento Compartilhado no combate a dengue
entre os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias; Buscar interssetorialidade das ações de limpeza urbana e eliminação de
criadouros do mosquito; Realizar atividades educativas sobre a temática da dengue para a
população, buscando a eliminação dos focos domiciliares do Aedes aegypti; Promover condições básicas para atendimento do paciente com dengue nas
UBS e no Hospital, com hidratação, medicamentos e exames laboratoriais para
triagem de dengue e sorologia; Notificar e investigar imediatamente os casos graves e óbitos suspeitos
para identificação e correção dos seus fatores determinantes. |
OBJETIVO 2: PROPORÇÃO DE CURA DOS CASOS NOVOS DE HANSENÍASE DIAGNOSTICADOS NO ANO DA COORTE
AÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DA META |
|
1 |
Alimentação e
Monitoramento
sistemático do banco de dados (SINAN); Aporte de
Medicamentos de forma que o tratamento do paciente seja realizado de forma
oportuna; Identificar
os casos de Sintomáticos Dermatológicos entre usuários; Realizar
busca ativa nos comunicantes de casos, bem como a classificação clínica e acompanhamento
ambulatorial e domiciliar; Realizar
curativos e atender as intercorrências; Avaliar e
classificar as incapacidades físicas no diagnóstico e na alta em parceria com
o serviço de fisioterapia; Aplicar as
técnicas simples de prevenção e tratamento de incapacidades; Realizar as atividades educativas além de medidas preventivas; Prevenir incapacidades
físicas; Examinar os contatos intradomiciliares
dos casos novos de hanseníase diagnosticados. |
OBJETIVO 3: AMPLIAR A CURA DE CASOS NOVOS DE TUBERCULOSE PULMONAR BACILÍFERA DIAGNOSTICADOS A CADA ANO.
AÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DA META |
|
1 |
Alimentação e Monitoramento
sistemático (diagnóstico, controle e alta) do banco de dados (SINAN); Realizar Busca ativa dos
Sintomáticos Respiratórios em 1% da população, e realizar a baciloscopia de diagnóstico
em 100% dos casos sintomáticos respiratórios; Notificar os casos novos
pulmonares bacilíferos diagnosticados; Fazer a baciloscopia de
controle no decorrer do tratamento; Realizar o tratamento
supervisionado dos casos ( DOTS) ; Fornecer os medicamentos e
atender as intercorrências; Realizar a busca de faltosos; Ampliar a realização de cultura para casos de
retratamento de TB; Realizar busca de contatos de casos; Fazer o teste tuberculínico e
aplicar a vacina BCG, conforme preconizado pelo
programa. |
OBJETIVO 4: REDUZIR A TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV.
AÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DA
META |
|
1 |
Implementar o Plano de Redução
da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis; Capacitar pessoal em vigilância
epidemiológica; Aumentar a cobertura de testagem para HIV
no pré-natal e parto; Ampliar a cobertura das ações
da profilaxia de
transmissão vertical do HIV em gestantes parturientes e em
crianças expostas; Desenvolver grupos educativos
abordando conteúdos de sexualidade e prevenção de DST/AIDS. |
PRIORIDADE 05: PROMOÇÃO DA SAÚDE OBJETIVO 1: REDUZIR OS NÍVEIS
DE SEDENTARISMO NA POPULAÇÃO. | |
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO | |
1 | Desenvolver o Projeto de
incentivo a práticas de atividades físicas, cuja verba recebida conforme
portaria 139 de 11/08/09; Implementar ações de promoção
da saúde, realizando ações educativas voltadas ás praticas das atividades
físicas para promoção e aumento da atividade física no tempo livre; Articular intersetorialmente as
ações de redução do sedentarismo e aumento da atividade física
principalmente com a Assistência Social, Vigilância em Saúde, Atenção Básica
e Atenção Especializada; Estimular, desenvolver e ou
acompanhar atividades no campo das práticas corporais com a população.
Estimular esse tipo de atividade Física é caracterizado quando indivíduos, no
tempo livre, praticam atividades de intensidade leve ou moderada por pelo
menos 30 minutos diários em 5 dias ou mais da semana ou atividades de
intensidade vigorosa por pelo menos 20 minutos diários em 3 ou mais dias da
semana. Monitorar e qualificar a
prevalência da Atividade Física suficiente no tempo livre em adultos. |
OBJETIVO 2: DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A PREVALÊNCIA DE TABAGISMO, MOTIVANDO
OS FUMANTE A DEIXAREM DE FUMAR,
AÇÕES/
REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Implantação da abordagem do tratamento do fumante; Implantação do Programa Saber Saúde e outros Fatores de risco de
Câncer nas Escolas; Padronizar as ações do Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo objetivando a prevenção, promoção e tratamento do Tabagismo; Capacitar o pessoal
técnico para o desenvolvimento de ações de saúde de controle do
tabagismo, visando a diminuição de sua prevalência; Ampliar para outras Unidades de Saúde o tratamento do Tabagismo. Realizar
ações Educativas; Implantar ações de promoção à saúde; Articular com atenção básica ações de redução do tabagismo; Implantar ambientes livre do tabagismo; Desenvolver ações junto às
escolas; Realizar campanhas educativas; Implementar o programa do tabagismo do INCA Garantir a
assistência adequada para cessação do tabagismo, com acesso aos métodos
eficazes para tratamento e controle do tabagismo, Promovendo a cessação da
dependência da nicotina; Realizar atividades
educativas sobre a temática nutricional com relação ao consumo de sódio,
açúcar, gorduras, para o setor produtivo e população. |
OBJETIVO
3: PROMOVER ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Adquirir
conhecimentos quanto aos hábitos e alimentos mais utilizados pela população
local e promover a integração das orientações técnicas a estes aspectos na
realização de atividades
de educação em saúde (grupos operativos, palestras e oficinas) de
incentivo a alimentação saudável; Desenvolver ações de monitoramento da situação alimentar e nutricional da população (cadastro, assistência e
acompanhamento de crianças e gestantes no SISVAN); Apoiar ações
de estímulo ao AM exclusivo até os 06 meses de idade; Implementar
ações de vigilância alimentar e nuricional para a prevenção e controle dos
agravos e doenças decorrentes da má alimentação; Promover
ações de prevenção das carências nutricionais por deficiencia de nutrientes,
suplementação de ferro e suplementação de vitamina A; Enfatizar a
importância do uso de MM com alto teor de fibras com o objetivo de baixar o
colesterol, controle de glicemia e constipação intestinal. Estimular o uso da
MM como fator importante para o ganho
de peso; Realizar
palestra de educação nutricional para os usuários do SUS, utilizando os guias
alimentares disponibilizados pelo MS; Realizar
atividades educativas sobre temática nutricional com relação ao consumo de
sódio, açúcar, gorduras, para a população; Estimular
ações que promovam escolhas alimentares saudáveis para a prevenção e
diminuição dos índices de obesidade. |
PRIORIDADE 06: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA
OBJETIVO 1: AMPLIAR A COBERTURA POPULACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA POR MEIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
AÇÕES/
REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Buscar a organização da Atenção Básica por meio da Estratégia de Saúde da
Família; Ampliar o acesso da população às Unidades de Saúde; Garantir
integralidade, humanização e participação social na Atenção Básica; Realizar
converção do Modelo tradicional da UBS Central em ESF; Monitoramento e avaliação da qualidade e consistência dos dados do SIAB; Realizar todas as ações necessárias para a ampliação da cobertura populacional da Atenção Básica
por meio da ESF. |
OBJETIVO
2: AMPLIAR O ACESSO À CONSULTA
PRÉ-NATAL
AÇÕES/
REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Realizar o diagnóstico de gravidez; Cadastrar as gestantes no 1a trimestre; Realizar a classificação de risco gestacional desde a 1a consulta;
Promover a suplementação alimentar para gestantes com baixo peso; Acompanhar o pré-natal de baixo e alto risco; Promover a vacinação antitetânica; Avaliar o puerpério; Realizar ou referenciar para exames laboratórios de rotina; Estimular a
programação de metas da cobertura de consultas pré-natal com a Equipe da
Atenção Básica; Referenciar
as gestantes ao consultório odontológico e garantir que todas as gestantes
passem por ações educativas voltadas a Saúde Bucal na gestação e nos primeiros anos de
vida. |
OBJETIVO 3: REDUZIR A INTERNAÇÃO HOSPITALAR POR DIABETES MELLITUS NO ÂMBITO DO SUS.
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Investigar
os usuários com fatores de risco; Alimentar e analisar os sistemas de
informação; Realizar o acompanhamento ambulatorial e domiciliar; Implementar
a educação terapêutica em Diabetes para prevenção de complicações; Realizar
as ações educativas sobre condições de risco; Fornecer os medicamentos; Realizar
os curativos em pacientes portadores de pé diabético; Realizar o exame dos
níveis de glicose nas Unidades; Realizar
ou referenciar o atendimento laboratorial para apoio ao diagnóstico de
complicações; Realizar
o 1° atendimento às complicações agudas e outras intercorrências e encaminhar
os casos graves para outro nível de complexidade; Realizar ações de busca
ativa para detecção de novos casos de Diabetes Mellitus na população incluindo a
realização de glicemias capilares. |
OBJETIVO 4: REDUZIR A INTERNAÇÃO HOSPITALAR POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) NO ÂMBITO DO SUS.
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Verificar
o diagnóstico clínico dos casos e aferir a P. A. dos usuários; Alimentar
e analisar os sistemas de informação; Realizar
o acompanhamento ambulatorial e domiciliar para o tratamento dos casos, bem como
de pacientes com seqüelas de AVC e outras complicações; Realizar
ou referenciar exames laboratoriais complementares; Fornecer
medicamentos; Atender
as crises hipertensivas e outras complicações; Realizar
as ações educativas para controle de condições de risco e prevenção de
complicações; Realizar
busca ativa para detecção de novos casos de hipertensão Arterial Sistêmica na
população. |
OBJETIVO 5: REDUZIR E MONITORAR A PREVALÊNCIA DE BAIXO PESO EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Realizar cadastro no SISVAN -
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, das crianças, na primeira ida à
UBS, após o nascimento e monitorar, o peso conforme protocolo de Atenção a
criança desnutrida e de atenção à Saúde da Criança, no serviço de
Puericultura; Estimular que o grupo de risco nutricional seja
priorizado para realizar o acompanhamento periódico do crescimento e
desenvolvimento, com atenção especial ao público mais vulnerável, como os
beneficiários do Programa Bolsa Família e outra populações em situações de
vulnerabilidade econômica, social e de saúde; Monitoramento de faltosos às
consultas de acompanhamento e priorização das visitas dos ACS a esse grupo de
risco, de modo a promover maior adesão às recomendações para recuperação do
estado nutricional; Distribuir
e monitorar o uso da Alimentação Complementar, farinha multimistura ás
crianças em risco nutricional. Manter
ativo e atuante o Programa Saúde de Ferro ás crianças de 06 a 18 meses. |
2 |
Estimular
o monitoramento de famílias em situação de descumprimento das condicionalidades e
articulação com outros setores sociais, para intervir individual e
conjuntamente sobre as vulnerabilidades das famílias; Realizar
supervisão junto às equipes de saúde da Família e discutir periodicamente os
resultados alcançados; Manter
parcerias com o SUAS para o cumprimento das metas. |
PRIORIDADE 07: SAÚDE DO TRABALHADOR
OBJETIVO: AUMENTAR A IDENTIFICAÇÃO E A NOTIFICAÇÃO DOS AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR A PARTIR DA REDE DE SERVIÇOS SENTINELA EM SAÚDE DO TRABALHADOR.
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Capacitar
a rede de serviços em Saúde do Trabalhador; Implantar
o Programa Municipal de Saúde do Trabalhador; Construir e consolidar os fluxos de
notificação, incluindo a elaboração e a aplicação de protocolos e instruções
normativas para cada um dos agravos de notificação compulsória. |
PRIORIDADE 08: FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE DE RESPOSTA DO SISTEMA DE SAÚDE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
OBJETIVO: PROMOÇÃO
DA QUALIDADE DE VEDA E ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PORTADORAS DE
DEFICIÊNCIA; PREVENÇÃO
DE DEFICIÊNCIAS; ACESSIBILIDADE
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Pessoas com deficiência serão
priorizadas no atendimento como parte do cumprimento das ações da Agenda
Social; Necessidade de apoio financeiro
para equipar serviços e capacitar profissionais; Promoção da qualidade de vida
das pessoas portadoras de deficiência; Ampliação e fortalecimento dos
mecanismos de informação; Organização e funcionamento dos
serviços da atenção à pessoa portadora de deficiência e Capacitação de
recursos humanos; Articulação intersetorial; Promover o acesso a
medicamentos, órteses e próteses necessários à recuperação e à reabilitação
das pessoas portadoras de deficiências; Estimular e viabilizar a
participação das pessoas portadoras de deficiência nas instâncias do SUS; Viabilizar o desenvolvimento de
ações de reabilitação, com utilização dos recursos comunitários, conforme o
modelo preconizado pelas estratégias de saúde da família e de agentes comunitários
de saúde; Apoiar a formação de entidades
voltadas para a promoção da vida independente de forma integrada com outras
instituições que prestam atendimento às pessoas portadoras de deficiência. Garantir oferta e
acessibilidade à todos recém-nascidos e crianças no sexto mês de vida. |
PRIORIDADE 09: SAÚDE DO HOMEM
OBJETIVO: INSERIR ESTRATÉGIAS E AÇÕES VOLTADAS PARA A SAÚDE DO HOMEM, COM AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA E A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE MORBIMORTALIDADE POR CAUSAS PREVENÍVEIS E EVITÁVEIS NA POPULAÇÃO MASCULINA DE 25 A 59 ANOS.
|
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
1 |
Estimular o auto cuidado na população masculina, através da informação da
importância de ser ter hábitos saudáveis, através da educação e comunicação;
Promover ações integradas Interministerial (Saúde, Educação ) ; Melhorar a qualidade e resolutividade dos serviços de Saúde, fortalecendo
a Assistência Básica no cuidado com o homem, garantindo o acesso e qualidade
da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos
agravos à saúde; Articular com a SES, Insumos, Equipamentos e qualificação de
Recursos Humanos para garantir adequada atenção à população Masculina; Capacitação de profissionais de Saúde da rede SUS na identificação de
morbimortalidades que atinjam os homens na faixa etária de 25 a 59 anos. |
2 |
Estimular os homens a participarem efetivamente do planejamento da vida
sexual e reprodutiva; Identificação de homens em situação de risco para complicações no trato
genital masculino. |
PRIORIDADE 10: SAÚDE DO ADOLESCENTE
OBJETIVO: PROMOVER QUALIDADE DE VIDA DOS JOVENS DE 10 A 19 ANOS, REDUZIR RISCOS DE MORBIMORTALIDADE E AGRAVOS.
AÇÕES REQUISITOS PARA O
CUMPRIMENTO DA META |
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1 |
Desenvolver ações que atenderão
às necessidades locais e especificidades da atenção integral a
adolescentes e jovens de ambos os sexos; Implantar a caderneta de Saúde
de Adolescentes, como instrumento de apoio aos profissionais no atendimento a
essa população favorecendo a atenção integral à saúde e valorizando o
adolescente como sujeito de direitos; Articular parcerias e
desenvolver ações de educação em saúde que valorizem a alimentação saudável,
a prática de atividades de lazer, de esportes e culturais favorecendo hábitos
saudáveis; Articular parcerias e promover,
junto às famílias, atividades de educação e saúde relacionadas ao crescimento
e desenvolvimento de adolescentes, à saúde sexual e saúde reprodutiva, à
prevenção de violências e acidentes, à promoção da cultura de paz, à redução
do uso abusivo de álcool e outras drogas, dando ênfase ao diálogo familiar
como estratégia fundamental na melhoria das relações afetivas entre pais,
responsáveis e filhos favorecendo comportamentos, hábitos e ambientes seguros
e saudáveis para adolescentes; Realizar a vigilância à saúde
no desenvolvimento de adolescentes e jovens identificando fatores de risco e
de proteção às doenças e agravos, identificando as desarmonias do crescimento, os distúrbios nutricionais e comportamentais, as incapacidades funcionais,
as doenças crônicas e a cobertura vacinai, o uso abusivo de álcool e outras
drogas e a exposição às violências e acidentes, encaminhando o adolescente,
quando necessário, para os serviços de referência e para a rede de proteção
social; Desenvolver ações educativas
relacionadas à saúde sexual e saúde reprodutiva baseadas nas demandas e
necessidades trazidas pelos adolescentes criando ambientes participativos de
discussões em grupos que favoreçam o exercício das relações afetivas e
fortaleçam o auto conhecimento, o auto cuidado e o cuidado com o outro para
tomadas de decisões esclarecidas e responsáveis; Articular parcerias e
desenvolver estratégias sistemáticas de busca ativa de adolescentes grávidas
no território acolhendo-se e realizando atendimento pré-natal considerando as
especificidades e necessidades deste grupo etário, envolvendo os parceiros e
os familiares no atendimento; Identificar os adolescentes em
situação de vulnerabilidade social e pessoal, articulando as políticas
sociais básicas e a sociedade para ampla intervenção que favoreça a melhoria
da qualidade de vida e promova ações de apoio, inclusão social, proteção e
garantia de direitos; |
PRIORIDADE 11: SAÚDE BUCAL EM ATENÇÃO BÁSICA
OBJETIVO: PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTAL E DOENÇAS PERIODONTAIS, ALÉM DO TRATAMENTO DA DOENÇA JÁ INSTALADA E SUAS COMPLICAÇÕES.
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
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1 |
Diminuir o
índice de cáries dentárias e dos problemas periodontais que levam a perda dos
dentes e a gastos com tratamentos odontológicos de baixa, média e alta
complexicidade na população geral do Município de Jardim, promovendo
palestras educativas em escolas, centros comunitários, unidades de saúde
urbanas e rurais para conscientização
da população sobre importância do cuidado bucal. |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Escovações
supervisionadas, com creme dental e ATF em escolas, centros comunitários e
nas unidades de saúde do município. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
3 |
Promover
saúde bucal na atenção básica aumentando o número de pessoas atendidas
através da instalação de mais uma cadeira odontológica e equipamentos
necessários para duplicar o atendimento na UBS. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
4 |
Manter a
qualidade do atendimento e dos equipamentos odontológicos das unidades de
saúde, diminuindo custos de manutenção, por meio da troca de equipamentos
deteriorados por novos e manutenção preventiva destes. Bem como o aumento de
instrumentais clínicos e cirúrgicos de uso odontológico |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
5 |
Instalar
consultório odontológico completo no assentamento do Recanto do Rio Miranda
para atender a população rural nas suas necessidades de tratamento
odontológico. |
PRIORIDADE 12: ATENÇÃO
INTEGRAL À SAÚDE DA POPULAÇÃO PRISIONAL.
OBJETIVO:
DESENVOLVER AÇÕES DO ELENCO MÍNIMO DE PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE, PREVENÇÃO
DE DOENÇAS E AGRAVOS E ASSISTÊNCIA QUE VIABILIZEM UMA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
DA POPULAÇÃO PRISIONAL.
AÇÕES REQUISITOS PARA O
CUMPRIMENTO DA META |
Realizar Consulta Clínica e
exames complementares periodicamente aos internos; Realizar avaliação adimensional
de saúde dos internos ao sistema prisional conforme Plano Operativo
Municipal; Gerenciar o funcionamento de
todos os serviços de saúde da Unidade prisional, inclusive dispensação de
medicamentos; Realizar ações de Vigilância
Epidemiológica em sintonia com as instâncias pertinentes. As doenças a serem
tratadas/ acompanhadas estão pré estabelecidas na Portaria Interministerial
n° 1.777 em consonância com a NOAS 2001/2002. Manter notificação registrada
no SINAN Promover integração dos
familiares e comunicantes dos internos as ações de saúde promovidas pela
Divisão de Saúde; Providenciar capacitação para a
equipe de saúde atuante na Unidade Prisional; Organização do Sistema de
Informação em Saúde da população carcerária, com cadastramento da população
prisional com cartão SUS, cartão Municipal em 100% dos Prontuários;
Informação de todo o serviço de Saúde no SAI/SUS. Envio Regular das Planilhas
mensais das Atividades executadas; As ações e Metas em
Procedimentos Complementares por área temática, inclusive odontológica,
deverão estar em consonância com o Plano Operativo Municipal de Saúde do
Sistema penitenciário. |
BLOCO 3
ASSISTÊNCIA
FARMACÊUTICA
PRIORIDADE: FARMÁCIA
OBJETIVO: SANAR A
CARÊNCIA DA POPULAÇÃO POR MEDICAMENTOS E PROMOVER A SAÚDE PUBLICA.
PRIORIDADE: VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE ZOONOSES OBJETIVO: PROGRAMAS VIGIAGUA, CONTROLE DA RAIVA, LEISHMANIOSE VISCERAL E INSPEÇÃO SANITÁRIA
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Realiza profilaxia da raiva canina no município e promover a vacinação de
cães e gatos da zona rural e urbana; Coleta de encéfalo canino para monitoramento da raiva
canina; Coleta de sangue de cães; Eutanásia de cães positivos para leishmaniose visceral. |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Monitorar a qualidade da água oferecida pelo abastecimento público
(SANESUL) através da coleta de água para análise laboratorial |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
3 |
Inspecionar
todos os estabelecimentos relacionados à saúde, realizando ações de inspeções sanitárias; Análises de alimentos enviando amostras ao LACEN; Promover cursos de Boas
Práticas de Manipulação |
4 |
Promover
controle de natalidade de cães e gatos. |
5 |
Implementar o quadro de profissionais de nível superior da Vigilância
Sanitária, preferencialmente profissional farmacêutico. |
6 |
Elaborar projeto
de adequação da estrutura física da Vigilância Sanitária para alojamento
adequado das apreensões realizadas. |
7 |
Contemplação
de projeto
de construção do Controle de Zoonoses. |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
||
1 |
Diminuir o índice de infestação
pelo Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus no município, mantendo as ações de visitas
domiciliares e em pontos estratégicos do município. Fazer bloqueio perifocal - Aplicação de inseticida com equipamento costal manual - poder residual/ contato; Aplicação de inseticida por Ultra Baixo Volume: É realizado somente mediante ocorrência de casos
notificados de dengue; Realizar mutirões de limpeza
conforme demanda; Realizar mobilização contra a
Dengue, integrando toda a comunidade; Realizar oficina para
integração dos agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitário de
Saúde. Zoneamento compartilhado. |
|
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
||
2 |
Controle de áreas com
transmissão de leishmaniose Visceral. Manter visitas domiciliares, com
orientação e manejo ambiental para o controle de flebotomíneos em áreas com
transmissão de leishmaniose visceral; Manter a coleta de sangue
canino, para exame sorológico de leishmaniose; Manter eutanásia em cães com
sorologia positiva; Manter pesquisas entomológicas
de flebotomíneo em áreas com ocorrência de Leishmaniose Visceral; Realizar ciclos de borrifação
em casos de notificação de novos casos de leishmaniose visceral, de maneira
que, entende-se por ciclo de borrifação o período necessário para cobrir área
delimitada a ser borrifado no menor espaço de tempo. Obedecendo ao tempo
máximo de 4 meses; Mutirão de limpeza nas áreas de
maior índice de infestação. |
|
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
||
3 |
Controle
Febre Amarela, Malária e Chagas. Promover ações conforme a notificação de cada
uma. |
|
OBJETIVO 1: Realizar um conjunto de ações que proporciona a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva.
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
||
1 |
Detectar precocemente os casos
de morbidades, visando promover a assistência adequada e reduzir a morbidade
e letalidade da doença; Caracterizar
o surto por tempo, lugar e pessoa; Identificar a fonte de contaminação e o modo de transmissão; Propor medidas de prevenção e
controle em tempo oportuno, para impedir a ocorrência de novos casos e
avaliar as medidas de controle implantadas; Visitas domiciliares, coleta,
processamento, análise e interpretação dos dados processados; Promoção das
ações de controle indicadas e avaliação da eficácia e efetividade das medidas
adotadas; Divulgação de informação
pertinente. (Palestras, treinamentos, reuniões...); Notificação de surtos e
epidemias: Investigações e controle das doenças notificadas adequadamente, em
relação ao encerramento dos casos e condutas; Assumir quando necessário o
controle operativo de situações epidêmicas, quer de doenças de notificação
compulsória, quer de agravos inusitados a saúde; Promover a articulação e
trabalhar de forma integrada com outros órgãos municipais; Fazer articulação
com as instituições prestadoras de serviço de saúde, com visitas às ações de
Vigilância Epidemiológica; Estimular a notificação das
doenças sob vigilância epidemiológica em entidades públicas e particulares Monitorização das Doenças
Diarréicas Aguda (MDDA) e Transmitidas por Alimentos (VEDTA); Coleta das Declarações de
Óbitos do Hospital Marechal Rondon, IML e Cartório do 2°oficio e fazer
visitas para recuperação das informações e justificativas das Declarações de
Óbitos (Causas Ignoradas, Sem Assistência Médica); Repasse das informações de
Óbito de mulher em idade fértil para o Comitê de Mortalidade Materna e de
criança menor de ano para o Comitê de Mortalidade Infantil; Notificação e
envio semanal das informações dos Agravos de Notificação Compulsória, de
interesse estadual e nacional (SINAN NET) para SES/MS; Recebimento e envio dos
resultados de exames do LACEN e IPED, verificando se há casos positivos, para
que seja desencadeada ação pertinente a cada agravo; Envio da relação dos resultados
de sorologia de dengue recebidos do LACEN ao núcleo de vetores. |
|
|
AÇOES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|||
2 |
Aquisição de
microcomputador para o setor, tendo em vista que o mesmo que já existe no local está defasado e não tem
capacidade de armazenamento de dados e sistemas. |
||
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|||
3 |
Implantar a
rede local de Atenção Integral para Mulheres e Adolescentes em Situação de
Violência Doméstica e Sexual - DANTS. |
||
AÇÕES PARA O
CUMPRIMENTO DA META |
|
|
Monitorar os
casos de hepatite B notificados no SINAN quanto à realização do exame
sorológico para confirmação do caso, por critério laboratorial; Realizar
capacitações em vigilância epidemiológica das hepatites virais; Articular com
o LACEM a melhoria dos resultados de exames laboratóriais; Realizar
testes laboratoriais específicos para confirmação diagnóstica das hepatites
virais; Vacinar
comunicantes de casos de hepatite ‘B’, crianças e Adolescentes, conforme
calendário de vacina, Profissionais de saúde, Profissionais do Sexo,
Gestantes à partir do 3° mês de gestação, Polícias Militar, Bombeiros,
Rodoviários e Civil, Manicuro, Pedicuro e Motoristas em geral. |
OBJETIVO: AMPLIAR A COBERTURA DA FICHA DE NOTIFICAÇÃO / INVESTIGAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E/OU OUTRAS VIOLÊNCIAS, CONFORME DISPOSTO NA LEI N; 10.778, DE 24/11/03.
AÇÕES/ REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
•
Promover e participar de políticas e ações
intersetoriais e redes sociais que tenham como objetivo a prevenção de
violências, acidente e promoção da saúde; •
Monitoramento da ocorrência de acidentes e
violências notificadas; •
Ampliar o atendimento pré hospitalar; •
Garantir a assistência às vítimas; •
Apoiar o desenvolvimento de estudos e pesquisas; •
Capacitar recursos humanos e elaborar o Plano
Municipal de prevenção a violência e promoção de saúde; •
Desenvolver ações educativas e prevenção quanto à
violência doméstica em parceria com organizações e movimentos sociais. |
BLOCO 5
MÉDIA COMPLEXIDADE
PRIORIDADE: FISIOTERAPIA
OBJETIVO: PRESTAR ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA DE QUALIDADE NOS NÍVEIS PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Melhorar a qualidade e a agilidade
no atendimento fisioterápico com a ampliação do setor de fisioterapia para
iniciar o atendimento na área de fisioterapia ortopédica, através da aquisição de
aparelhos, mobiliários e equipamentos para cinesioterapia, evitando assim que
esse serviço necessite ser terceirizado pela falta de materiais disponíveis
no setor atual, sendo que o mesmo é somente equipado para a realização de
fisioterapia neurológica, pediátrica, respiratória, vascular, oncológica e
hanseníase. |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Promover o aprimoramento
profissional visando melhorar a qualidade do serviço de fisioterapia e equipe
multidisciplinar, por
meio de treinamentos, capacitações, congressos e workshops promovidos no município e fora
dele. Repasse
de capacitações realizadas fora do município para os demais profissionais da
equipe multidisciplinar. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
3 |
Promover a "Educação em
Saúde" através de material didático (folders, faixas, banners, etc)
para esclarecimentos de assuntos pertinentes tanto para profissionais de
saúde como para população em geral. |
PRIORIDADE: LABORATÓRIO CAPITÃO MARNAYD
OBJETIVO: AMPLIAR E AGILIZAR OS
SERVIÇOS DE BIOQUÍMICA.
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Agilizar
e proporcionar rapidez na execução de baciloscopias com a compra de um
microscópio. Capacitar
técnicos para realização de baciloscopias |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
2 |
Ampliar
elenco de exames, através da aquisição de um fotômetro de chama. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
3 |
Agilizar
e proporcionar rapidez na execução de exames laboratoriais através da
aquisição de aparelho semiautomático de bioquímica. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
4 |
Implementar
atendimento ao público ampliando o número de servidores do laboratório e
capacitando-os para o serviço. Contratar técnico de
laboratório para auxiliar na leitura de exames laboratoriais. |
5 |
Comodato
entre a Prefeitura e empresa especializada de um aparelho automático de
bioquímica. |
6 |
Compra
de equipamento de contador de célula KX-21 (hemograma), marca Roche. |
7 |
Capacitar
profissional para exames de malária. |
PRIORIDADE: CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA - CEO OBJETIVO: ATENDER A POPULAÇÃO NECESSITANTE DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM ODONTOLOGIA
AÇOES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Manter um
odontólogo e uma auxiliar de saúde bucal de sobreaviso para atendimentos fora
do horário de expediente normal. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Reabilitar o
paciente parcial ou totalmente desdentado, na suas funções mastigatórias,
estéticas e estomatognáticas. Pacientes estes triados pelas ESB das unidades
de saúde da Rede Municipal. Terceirizar a confecção de próteses dentárias. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
3 |
Manter os
atendimentos especializados em endodontia, periodontia
e buco maxilo no Centro de Especialidades Odontologicas. |
PRIORIDADE: PSICOLOGIA
OBJETIVO: OFERECER QUALIDADE DE VIDA E REINSERÇÃO SOCIAL AOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL.
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Avaliação dos
funcionários da Gerência de saúde, nível de stress no trabalho, detectar as
causas, visando melhorar qualidade de vida e desempenho no trabalho. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
2 |
Atendimento
psicoterápico, em crianças, adolescentes e adulto, para reabilitação,
prevenção de doenças, melhor qualidade de vida e saúde. |
3 |
Equipar sala de psicologia com
mobiliários. |
PRIORIDADE: FONOAUDIOLOGIA
OBJETIVO: PRESTAR ASSISTÊNCIA FONOAUDIOLÓGICA DE QUALIDADE NOS NÍVEIS PRIMÁRIO,
SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Aperfeiçoar a
qualidade no atendimento fonoterapico em linguagem oral e escrita,
motricidade orofacial, disfagia, disfemia, voz além de atuar juntamente a
população de ecolares da Rede Municipal de Ensino de Jardim através da
intersetorialidade no atendimento a população. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
Promover o
aprimoramento profissional visando melhorar a qualidade do serviço de
fisioterapia e equipe multidisciplinar, por meio de treinamentos,
capacitações, congressos e workshops promovidos no município e fora dele. Repasse de capacitações realizadas fora do município para os demais
profissionais da equipe multidisciplinar. |
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
3 |
Promover a
"Educação em Saúde" através de material didático (folders,
faixas, banners, etc) para esclarecimentos de assuntos pertinentes tanto para profissionais de
saúde como para população em geral. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
4 |
Implantar o setor de Audiologia
Clinica dentro do Centro de Especialidades Médicas oferecendo á população
diagnóstico em patologias auditivas com o exame de audiometria,
imitanciometria e Emissões Otoacusticas (Teste da Orelhinha) |
PRIORIDADE: SERVIÇO DE
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - SAE
OBJETIVO 1: Ampliar
a cobertura e as ações de
prevenção para população mais vulnerável (gays, lésbicas, travestis,
profissionais do sexo, mulheres, usuários de drogas e de drogas injetáveis).
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
|
1 |
Realizar campanhas de prevenção
e conscientização
da população em geral e para profissionais de instituições de ensino; Realizar oficinas para orientar sobre praticas sexuais seguras para
profissionais do sexo, idosos, adolescentes e adultos; Oficina para prevenção de DST/Aids e praticas sexuais seguras para jovens
que residem em área de ESF; Realizar encontros de Pessoas Vivendo com HIV/Aids cadastradas no SAAE; |
|
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
||
2 |
Garantir aquisição e
distribuição e preservativos para população em geral; Aquisição de leite
artificial para crianças expostas ao viris HIV e HTLV; Assegurar aos portadores de HIV/Aids
o acesso aos medicamentos; |
|
OBJETIVO 2: Melhoria da qualidade
da atenção à saúde das Pessoas Vivendo com HIV/Aids e outras DST's.
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Realizar
avaliações fisioterapêuticas para Pessoas Vivendo com AIV/Aids; Promover encontros para psicoterapia; |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
2 |
•
Capacitar através de oficinas os agentes
comunitários de saúde; •
Oficinas para profissionais que atuam na área de
serviços gerais da saúde; •
Capacitação em parceria com Vigilância Epidemiologia para
profissionais manicures; •
Capacitação para odontólogo do município e
microrregião; •
Capacitação sobre diagnóstico e tratamento
co-infecção HIV-tuberculose para médicos e enfermeiros; •
Campanha fique sabendo para população em geral. |
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
3 |
Garantir à população em geral
com diagnóstico de DST acesso aos medicamentos; |
OBJETIVO
3: Redução da transmissão vertical para HIV e sífilis.
AÇÕES/REQUISITOS PARA SEU
CUMPRIMENTO |
|
1 |
Capacitação para redução da
transmissão vertical da sífilis e HIV, e abordagem sindrômica para
médicos e enfermeiros; |
OBJETIVO 4: Aumento da capacidade
gerencial e programática em DST/Aids.
AÇÕES/REQUISITOS
PARA SEU CUMPRIMENTO |
|
1 |
Implementar o SAE DST/Aids promovendo a qualidade no atendimento à
população em geral; Participação em reuniões de serviço a nível regional, estadual e nacional
para o coordenador ou representante do SAE; |
2 |
Instalar linha telefônica e internet exclusiva para o programa à fim de
garantir o sigilo das informações. Adequar o espaço fisica da sala do programa para o bom andamento do
trabalho. |
VII – INFRA-ESTRUTURA URBANA
As diretrizes para a Infra-Estrutura Urbana do municipal, em conjunto com as questões ambientais e de saneamento, estão contidas no Plano Diretor e a administração deve priorizar:
1 – Canalização de córregos prevenção contra alagamentos e preservação do meio ambiente;
2 - Manutenção das edificações para a preservação do patrimônio público;
3 Manutenção e revitalização das vias públicas como forma de evitar prejuízos aos cofres públicos e melhorar as condições de trafego;
4 Manter e expandir o sistema viário do município de acordo com os princípios do código de postura da legislação ambiental, e do plano diretor;
5 Promover a drenagem como forma de evitar o alagamento, erosão e com foco no meio ambiente;
6 Coleta de lixo para a prevenção continuada em saúde pública;
7 Apoio e fiscalização do transporte coletivo no município;
8 Construção da rede de esgoto como forma de prevenção dos mananciais de água potável, do meio ambiente e da saúde pública;
9 Sinalização da vias públicas para a regulação do trânsito urbano e rural, da velocidade, da preferência do trafego de veículos e de pedestres;
10 Sinalização de orientação vertical das vias públicas;
11 Desenvolver um programa de conscientização para um trânsito mais humano nas escolas do ensino básico do município;
12 Edificação de novas unidades para a educação, esporte, saúde e assistência social;
13 Construção e manutenção de praças, jardins e logradouros públicos.
14 Implantação do aterro sanitário.
VIII - DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO
1 – Revitalização do
cinturão verde para os micros e pequenos produtores ao redor da cidade;
2 – Constatação
de demanda da utilização da Patrulha Mecanizada;
3 – Desenvolvimento
da Cooperativa de Usina de Leite - COOPSAF;
4 – Programa de produção de matéria
prima para merenda escolar;
5 – Construção e operacionalização de uma escola de
orientação para revitalização da ovinocultura;
6 – Implantação do Projeto Aquicultura;
7 – Parcerias para capacitação dos comerciários e
servidores do município de Jardim;
8 – Instalação
no Centro Comercial de um ambiente de desenvolvimento de serviços. Comercio e
Indústria;
9 – Implementação
do Núcleo Industrial de Jardim MS;
10 - Ações de Educação Ambiental;
11 – Orientação
para a Coleta Seletiva de Lixo, com incentivo á geração de Renda Familiar;
12 – Programa
de Revitalização das áreas Verdes da Cidade de Jardim MS;
13 – Programa
de Incentivo ao RPPN- Reserva Particular de Patrimônio Natural;
14 – Turismo
e Cultura;
15 – Programa de Programa de Turismo
local através de eventos;
16 – Treinamento
para formação de Profissionais do Turismo como forma de oferecer serviços com
qualidade;
17 – Elaborar
um Sistema de Informação Turística;
18 - Presença do Turismo do Município de Jardim em feiras,
congressos, salões, convenções para divulgação do turismo local;
19 – Divulgação do processo turístico do município
nas escolas municipais;
20 - Programa de Valorização da Cultura do Município de Jardim MS;
ANEXO III - METAS FISCAIS
|
IPCA + PIB ESTADUAL |
2009 a 2012 |
2010 A 2012 |
2011 A 2012 |
2012 |
2012 a 2012 |
2012 a 2013 |
2013 a 2014 |
2014 a 2015 |
2015 a 2016 |
|
PIB ESTADUAL EM VALOR |
36368,09 |
40.281,54 |
44.525,75 |
|
48.351,02 |
52.933,42 |
57.525,39 |
62.157,91 |
|
|
INCREMENTO DE RECEITA |
1,1910 |
1,1418 |
1,10781 |
1,0122 |
1,07196 |
1,08591 |
1,09477 |
1,08675 |
1,08053 |
1000.00.00 |
RECEITAS CORRENTES |
43.983.306 |
47.810.204 |
56.014.712 |
47.405.000 |
47.983.363 |
52.346.500 |
57.111.315 |
62.069.360 |
67.082.560 |
1100.00.00 |
RECEITA TRIBUTÁRIA |
3.978.820 |
S.265.902 |
5.325.847 |
4.450.000 |
4.504.290 |
4.891.300 |
5.354.800 |
6.819.330 |
6.287.960 |
1110.00.00 |
IMPOSTOS |
3.448.049 |
4.866.442 |
4.472.352 |
3.700.000 |
3.745.140 |
4.066.900 |
4.452.300 |
4.838.540 |
5.228.190 |
1120.00.00 |
TAXAS |
530.770 |
389.460 |
853.495 |
750.000 |
759.150 |
824.400 |
902.500 |
980.790 |
1.059.770 |
1200.00.00 |
RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES |
2.164.087 |
2.473.174 |
3.177.987 |
1.950.000 |
1.973.790 |
2.145.000 |
2.346.500 |
2.550.040 |
2.755.400 |
1210.00.00 |
CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS |
1.086.758 |
1.459.804 |
2.055.960 |
900.000 |
910.980 |
990.000 |
1.083.000 |
1.176.940 |
1.271.720 |
1220.00.00 |
CONTRIBUIÇÕES ECONÔMICAS |
1.077.329 |
1.013.370 |
1.122.028 |
1.050.000 |
1.062.810 |
1.155.000 |
1.263.500 |
1.373.100 |
1.483.680 |
1300.00.00 |
RECEITAS PATRIMONIAIS |
1.639.413 |
1.872.933 |
2.803.934 |
1.650.000 |
1.670.130 |
1.815.000 |
1.985.490 |
2.157.726 |
2.331.490 |
1310.00.00 |
RECEITAS IMOBILIÁRIAS |
50.124 |
53.161 |
55.457 |
50.000 |
50.610 |
55.000 |
60.170 |
65.385 |
70.650 |
1320.00.00 |
RECEITAS DE APLICAÇÕES
FINANCEIRAS |
1.489.289 |
1.819.772 |
2.748.477 |
1.600.000 |
1.619.520 |
1.760.000 |
1.925.320 |
2.092.340 |
2.260.840 |
1400.00.00 |
RECEITAS AGROPECUÁRIAS |
29.537 |
34.830 |
22.162 |
15.000 |
15.183 |
16.500 |
18.050 |
19.615 |
21.200 |
1410.00.00 |
Receita de Produção Vegetal |
29.537 |
34.830 |
22.162 |
15.000 |
15.183 |
16.500 |
18.050 |
19.615 |
21.200 |
1700.00.00 |
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES |
35.460.232 |
37.565.537 |
43.221.439 |
38.830.000 |
39.303.730 |
42.899.100 |
46.775,105 |
60.828.521 |
64.917.726 |
1720.00.00 |
TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO |
35.235.324 |
37.168.260 |
43.221.439 |
38.750.000 |
39.222.750 |
42.809.100 |
46.678.845 |
50.723.905 |
54.804.685 |
1721.00.00 |
Transferências da União |
17.902.444 |
18.576.156 |
22.439.073 |
20,000.000 |
20.244.000 |
22.141.500 |
24.066.505 |
26.154.275 |
28.260.490 |
1721.01.00 |
Participação na Receita da
União |
13.151.471 |
13.269.953 |
16.014.119 |
14.397.200 |
14.572.850 |
15.850.000 |
17.324.510 |
18.827.415 |
20.343.590 |
1721.01.02 |
Cota-Parte do FPM |
12.884.141 |
13.269.953 |
15.353.530 |
14.000.000 |
14.170.800 |
15.400.000 |
16.846.550 |
18.307.990 |
19.782.340 |
1721.01.05 |
Cota-Parte do ITR |
267.331 |
|
660.590 |
397.200 |
402.050 |
450.000 |
477.960 |
519.425 |
561.250 |
1721.22.00 |
Transferência de Recursos
Naturais |
131.094 |
157.376 |
193.308 |
256.200 |
259.320 |
290.000 |
308,300 |
335.040 |
362.020 |
1721.33.00 |
Transferências de Recursos do
SUS |
3.231.958 |
3.423.964 |
4.112.085 |
3.550.000 |
3.593.310 |
4.000.000 |
4.271.800 |
4.642.380 |
5.016.240 |
1721.34.00 |
Transferências de recursos do
FNAS |
733.760 |
965.849 |
1.015.098 |
800.000 |
809.760 |
900.000 |
962.660 |
1.046.170 |
1.130.420 |
1721.35.00 |
Transferências de Recursos do
FNDE |
615.501 |
721.937 |
1.070.604 |
950.000 |
961.590 |
1.050.000 |
1.143.160 |
1.242.330 |
1.342.370 |
1721.36.00 |
Transferências Fin - L.C n.° 87/96 |
38.660 |
37.077 |
33.859 |
46.600 |
47.170 |
51.500 |
56.075 |
60.940 |
65.850 |
1722.00.00 |
Transferências do Estados |
8.616.316 |
9.732.812 |
10.834.238 |
9.750.000 |
9.868.950 |
10.767.600 |
11.782.410 |
12.800.210 |
13.826.980 |
1722.01.00 |
Participação na Receita dos
Estados |
7.837.129 |
8.403.711 |
8.981.921 |
8.297.500 |
8.398.720 |
9.125.600 |
9.984.580 |
10.850.755 |
11.724.560 |
1722.01.01 |
Cota-Parte do ICMS |
6.434.971 |
6.745.969 |
7.233.755 |
6.800.000 |
6.882.960 |
7.475.000 |
8.182.610 |
8.892.450 |
9.608.560 |
1722.01.02 |
Cota-Parte do IPVA |
884.270 |
882.041 |
976.652 |
1.004.500 |
1.016.750 |
1.104.100 |
1.208.740 |
1.313.600 |
1.419.380 |
1722.01.04 |
Cota-Parte do IPI Exportação |
30.311 |
42.880 |
62.233 |
33.200 |
33.600 |
41.000 |
39.950 |
43.420 |
46.910 |
1722.01.06 |
Cota-Parte do FUNDERSUL -
Linear |
27.955 |
431.109 |
433.394 |
323.400 |
327.350 |
355.500 |
389.150 |
422.915 |
456.970 |
1722.01.06 |
Cota-Parte do FUNDERSUL - ICMS |
97.581 |
150.856 |
105.282 |
|
|
|
|
|
|
1722.01.13 |
Cota-Parte da CIDE |
362.041 |
150.856 |
170.605 |
136.400 |
138.060 |
150.000 |
164.130 |
178.370 |
192.740 |
1722.22.00 |
Transferência da Comp Fin (25%) |
115.207 |
111.391 |
269.263 |
2.500 |
2.530 |
48.000 |
53.010 |
53.270 |
53.530 |
1722.33.00 |
Transferências do SUS Estadual |
663.980 |
1.217.709 |
1.583.055 |
1.450.000 |
1.467.700 |
1.594.000 |
1.744.820 |
1.896.185 |
2.048.890 |
1722.34.00 |
Transferências de Recursos do FEAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1724.00.00 |
Transferências
Multigovernamentais |
8.716.563 |
8.859.292 |
9.948.127 |
9.000.000 |
9.109.800 |
9.900.000 |
10.829.930 |
11.769.420 |
12.717.215 |
1760.00.00 |
Transferências do Estados |
224.908 |
397.277 |
- |
80.000 |
80.980 |
90.000 |
96.260 |
104.616 |
113.040 |
1761.00.00 |
Transferências de Convênios da
União |
207.025 |
271.679 |
|
40.000 |
40.490 |
45.000 |
48.130 |
52.308 |
56.520 |
1762.00.00 |
Transferências de Convênios do
Estado |
17.883 |
125.598 |
|
40.000 |
40.490 |
45.000 |
48.130 |
52.308 |
56.520 |
|
|
|
MUNICÍPIO
DE JARDIM- MS |
|
|
|
|
|
||
MEMÓRIA
DE CÁLCULO DA EVOLUÇÃO DA RECEITA - ANEXOS AO PROJETO DA LDO PARA 2012 -
ORÇAMENTO 2013 |
||||||||||
|
IPCA +
PIB ESTADUAL |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
|
PIB
ESTADUAL EM VALOR |
36368,09 |
40.281,54 |
44.525,75 |
|
48.351,02 |
52.933,42 |
57.525,39 |
62.157,91 |
|
|
INCREMENTO
DE RECEITA |
1,1910 |
1,1418 |
1,10781 |
1,0122 |
1,07196 |
1,08591 |
1,09477 |
1,08675 |
1,08053 |
1900.00.00 |
OUTRAS
RECEITAS CORRENTES |
811.218 |
607.828 |
1.463.343 |
510.000 |
516.240 |
579.600 |
631.370 |
694.129 |
768.785 |
1910.00.00 |
Multas
e Juros de Mora |
48.119 |
79.096 |
117.269 |
40.000 |
40.490 |
45.000 |
48.130 |
52.308 |
56.520 |
1919.00.00 |
Multas
Diversas |
|
31.012 |
|
|
|
|
|
|
|
1920.00.00 |
Indenizações
e Restituições |
273.972 |
115.979 |
729.339 |
20.000 |
20.250 |
39.600 |
41.740 |
53.321 |
76.405 |
1930.00.00 |
Receita
da Dívida Ativa |
418.822 |
381.742 |
472.154 |
450.000 |
455.500 |
495.000 |
541.500 |
588.500 |
635.860 |
1990.00.00 |
Receitas
Diversas |
70.306 |
|
144.581 |
|
|
|
|
|
|
2000.00.00 |
RECEITAS DE CAPITAL |
2.684.475 |
3.542.592 |
1.408.158 |
800.000 |
809.760 |
880.000 |
962.660 |
1.046.120 |
1.130.420 |
2200.00.00 |
ALIENAÇÃO
DE BENS |
|
|
295.497 |
|
|
|
|
|
|
2400.00.00 |
TRANSFERÊNCIAS
DE CAPITAL |
2.684.475 |
3.542.592 |
1.112.661 |
800.000 |
809.760 |
880.000 |
962.660 |
1.046.120 |
1.130.420 |
7000.00.00 |
RECEITAS INTRA-ORÇAMENTÁRIAS |
1.075.813 |
1.518.286 |
446.894 |
1.000.000 |
1.012.200 |
1.100.000 |
1.203.325 |
1.307.710 |
1.413.020 |
90000.00.00 |
DEDUÇÕES
DA RECEITA |
(3.972.463) |
(4.177.830) |
(4.721.053) |
(4.300.000) |
(4.352.500) |
(4.726.500) |
(5.174.300) |
(5.623.190) |
(6.076.000) |
|
|
43.771.131 |
48.693.251 |
53.148.711 |
44.905.000 |
45.452.823 |
49.600.000 |
54.103.000 |
58.800.000 |
63.550.000 |
2.1 DEMONSTRATIVO I - METAS ANUAIS MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS METAS ANUAIS EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012 ANEXO AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS
DE 2012 - ORÇAMENTO 2013. LRF, art. 4o, §
1 R$ milhares |
||||||||||||||
|
EXERCÍCIO DE 2013 |
EXERCÍCIO DE 2014 |
EXERCÍCIO DE 2015 |
|||||||||||
ESPECIFICAÇÃO |
Valor Corrente |
Valor Constante |
% PIB (a/PIB) |
Valor Corrente |
Valor Constante |
% PIB
(b/PIB) |
Valor Corrente |
Valor Constante |
% PIB (c/PIB) |
|||||
|
(a) |
|
x 100 |
(b) |
|
x 100 |
(c) |
|
X 100 |
|||||
Receita Total |
49.600,00 |
47.014,22 |
0,0888176 |
54.103,00 |
48.610,06 |
0,0845019 |
58,800,00 |
50.312,31 |
0,080942736 |
|||||
Receitas Primárias (1) |
47,620,00 |
45.137,44 |
0,0852721 |
51.937,00 |
46.663,97 |
0,0811189 |
56.446,00 |
48.298,11 |
0,077702273 |
|||||
Despesa Total |
49.600,00 |
47.014,22 |
0,0888176 |
54.103,00 |
48.610,06 |
0,0845019 |
58.800,00 |
50.312,31 |
0,080942736 |
|||||
Despesas Primárias (II) |
46.376,00 |
43.958,29 |
0,0830445 |
50.587,00 |
45.451,03 |
0,0790104 |
54.978,00 |
47.042,01 |
0,075681458 |
|||||
Resultado Primário (I - II) |
1.244,00 |
1.179,15 |
0,0022276 |
1.350,00 |
1.212,94 |
0,0021085 |
1,468,00 |
1.256,10 |
0,002020815 |
|||||
Resultado Nominal |
(95,24) |
-90,27 |
-0,000171 |
-91,91 |
-82,58 |
-0,0001436 |
(88,69) |
-75,89 |
-0,00012209 |
|||||
Dívida Pública |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
Consolidada |
2.625,94 |
2.489,04 |
0,0047022 |
2.534,03 |
2.276,76 |
0,0039578 |
2.445,34 |
2.092,36 |
0,003366199 |
|||||
Divida Consolidada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
Líquida |
688,80 |
652,89 |
0,0012334 |
596,89 |
536,29 |
0,0009323 |
508,20 |
434,84 |
0,000699577 |
|||||
FONTE:
MEMÓRIA DE CÁLCULO DA PROJEÇÃO DA RECEITA E BALANÇO PATRIMONIAL DE 2009. OBS.:
PIB do Estado, para projetar a receita, será adicionado do IPCA projetado em
5,50% para 2013, em 5,50% Para 2014, em 5,00% para 2015 e do
incremento da Receita Tributária, se houver. |
||||||||||||||
PIB
ESTADUAL: |
EXERCÍCIO DE 2013 |
EXERCÍCIO DE 2014 |
EXERCÍCIO DE 2015 |
|||||||||||
% |
VALOR |
% |
VALOR |
% |
VALOR |
|||||||||
1,0550 52.933.420,00 |
1,1130 57.525.390,00 |
1,1687 62.157.910,00 |
||||||||||||
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega
Lopes Carlos Américo
Grubert
Cont. – CRC 006919/01 – MS Gerente de Finanças
Prefeito Municipal
2.2 DEMONSTRATIVO II – AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO
DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR |
||||||
MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS ALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO
EXERCÍCIO ANTERIOR EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA – 2012 – ORÇAMENTO PARA
2013 LRF, art. 4°, § 2°, inciso I R$ milhares |
||||||
ESPECIFICAÇÃO |
I – Metas Previstas em |
% PIB |
II – Metas Realizadas em |
% PIB |
Variação |
|
|
2011 a |
|
2011 b |
Valor (c) = (b-a) |
% (c/a) x 100 |
|
Receita Total |
38.051,60 |
0,08807 |
47.907,02 |
0,10636 |
9.855,42 |
25,90% |
Receitas Não – Financeira (I) |
36.794,00 |
0,08264 |
46.232,50 |
0,10263 |
9.438,50 |
25,65% |
Despesa Total |
38.051,60 |
0,08807 |
45.949,79 |
0,10174 |
7.898,19 |
20,76% |
Despesa Não – Financeira (II) |
32.255,00 |
0,08127 |
41.700,74 |
0,1007 |
9.445,74 |
29,28% |
Resultado Primário (I - II) |
4.539,00 |
0,00137 |
4.531,76 |
0,00193 |
(7,24) |
-0,16% |
Resultado Nominal |
(204,64) |
0,00262 |
(1.685,68) |
-0,00387 |
(1,481,04) |
|
Dívida Pública Consolidada |
4.022,55 |
0,01571 |
2.820,82 |
0,01198 |
(1,201,73) |
|
Divida Consolidada Líquida |
1.574,01 |
0,009 |
(1.821,29) |
0,00513 |
(3,395,30) |
|
FONTE: OBS.: para os municípios com menos de 50 mil
habitantes não será utilizado esse anexo esse ano. PIB
ESTADUAL 2011 = 44.525,75 |
||||||
|
||||||
|
Cont. – CRC 006919/01 – MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
2.3 DEMONSTRATIVO III - METAS FISCAIS
ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES |
|
|
||||||||
|
|
|
MUNICÍPIO DE
JARDIM MS |
|
|
|
|
|
||
ANEXO DE
METAS FISCAIS |
||||||||||
METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS
COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES |
|
|
||||||||
|
|
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012 - ORÇAMENTO
PARA 2013 |
|
|
|
|||||
LRF, art.4°, §2°, inciso II |
|
|||||||||
ESPECIFICAÇÃO |
VALORES A PREÇOS CORRENTES |
|||||||||
|
2009 |
2010 |
% |
2011 |
% |
2012 |
% |
2013 |
% |
2014 |
Receita Total |
36.855,14 |
42.904,67 |
111,66% |
47.907,02 |
90,80% |
43.497,50 |
114,03% |
49.600,00 |
109,08% |
54.103,00 |
Receitas Primárias (I) |
35.562,60 |
36.831,79 |
125,52% |
46.232,50 |
87,30% |
40.362,84 |
117,98% |
47.620,00 |
109,07% |
51.937,00 |
Despesa Total |
35.254,88 |
39.786,85 |
115,49% |
45.949,79 |
94,66% |
43.497,50 |
114,03% |
49.600,00 |
109,08% |
54.103,00 |
Despesas Primárias (II) |
34.895,52 |
34.063,05 |
122,42% |
41.700,74 |
94,28% |
39.316,90 |
117,95% |
46.376,00 |
109,08% |
50.587,00 |
Resultado Primário (I - II) |
667,08 |
2.768,74 |
163,68% |
4.531,76 |
23,08% |
1.045,94 |
118,94% |
1.244,00 |
108,52% |
1.350,00 |
Resultado Nominal |
(1.340,08) |
(1.685,68) |
100,00% |
(1.685,68) |
43,98% |
(741,41) |
12,85% |
(95,24) |
96,50% |
-91,91 |
Dívida Pública Consolidada |
4.151,27 |
2.820,82 |
100,00% |
2.820,82 |
102,42% |
2.888,95 |
90,90% |
2.625,94 |
96,50% |
2.534,03 |
Dívida Consolidada Líquida |
1.778,65 |
(1.821,29) |
100,00% |
(1.821,29) |
-37,48% |
682,60 |
100,91% |
688,80 |
86,66% |
596,89 |
|
||||||||||
ESPECIFICAÇÃO |
VALORES A PREÇOS | CONSTANTES |
||||||||
|
2009 |
2010 |
% |
2011 |
% |
2012 |
% |
2013 |
% |
2014 |
Receita Total |
35.332,32 |
39.554,41 |
108,53% |
42.927,44 |
100,11% |
42.973,23 |
112,14% |
48.188,09 |
108,20% |
52.137,42 |
Receitas Primárias (I) |
34.093,18 |
33.955,74 |
122,00% |
41.426,97 |
96,26% |
39.876,35 |
116,02% |
46.264,45 |
108,18% |
50.050,11 |
Despesa Total |
33.798,18 |
36.680,05 |
112,25% |
41.173,65 |
104,37% |
42.973,23 |
112,14% |
48.188,09 |
108,20% |
52.137,42 |
Despesas Primárias (II) |
33.453,67 |
31.403,20 |
118,99% |
37.366,25 |
103,95% |
38.843,02 |
115,99% |
45.055,86 |
108,20% |
48.749,16 |
Resultado Primário (I - II) |
639,52 |
2.552,54 |
159,09% |
4.060,72 |
25,45% |
1.033,33 |
116,96% |
1.208,59 |
107,64% |
1.300,95 |
Resultado Nominal |
(1.284,71) |
(1.554,05) |
97,20% |
(1.510,47) |
48,49% |
-732,47 |
12,63% |
-92,53 |
95,72% |
-88,57 |
Dívida Pública Consolidada |
3.979,74 |
2.600,55 |
97,20% |
2.527,62 |
112,92% |
2.854,13 |
89,39% |
2.551,19 |
95,72% |
2.441,97 |
Dívida Consolidada Líquida |
1.705,16 |
(1.679,07) |
97,20% |
(1.631,98) |
-41,32% |
674,37 |
99,23% |
669,19 |
85,96% |
575,20 |
IPCA: Será de 6,0% para 2008, 4,5% para 2009, 4,8% para 2010, 3,8% para 2011, 4,0% para 2012 e 4,0% para 2013. |
||||||||||
PIB ESTADUAL |
36,368,09 |
40.281,54 |
|
44.525,75 |
|
48.351,02 |
|
52.933,42 |
|
57.525,39 |
IPC-A |
1,0431 |
1,059 |
|
1,085 |
|
1,0122 |
|
1,0293 |
|
1,0377 |
IPCA: Será de 4,31% para 2009, 5,9% para 2010, 6,5% para 2011, 5,5%para 2012, 2,93% para 2013 E 3,77% para 2014. |
2.4 DEMONSTRATIVO
IV- EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LIQUIDO |
||||||
MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012 ORÇAMENTO PARA 2013 LRF,
art. 4°, §2°, inciso III
R$ milhares |
||||||
PATRIMÔNIO
LÍQUIDO |
2011 |
% |
2010 |
% |
2009 |
% |
ATIVO REAL LÍQUIDO |
47.482,81 |
89,04% |
42.279,75 |
84,78 |
35.843,37 |
89,95 |
PASSIVO REAL
A DESCOBERTO |
|
|
|
|
|
|
total |
|
|
|
|
|
|
|
||||||
regime previdenciário |
||||||
PATRIMÔNIO
LÍQUIDO |
2011 |
% |
2010 |
% |
2009 |
% |
ATIVO REAL LIQUIDO |
16.947,96 |
86,39% |
14.641,25 |
84,91% |
12.432,13 |
83,44 |
PASSIVO REAL
A DESCOBERTO |
|
|
|
|
|
|
total |
|
|
|
|
|
|
FONTE: BALANÇOS PATRIMONIAIS
CONSOLIDADOS DO EXERCÍCIOS CORRESPONDENTES E BALANÇOS DO REGIME PRÓPRIA DE
PREVIDÊNCIA DOS EXERCÍCIOS APONTADOS.
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont. – CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
2.5 DEMONSTRATIVO V - ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A
ALIENAÇAO DE ATIVOS |
||||
MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012 - ORÇAMENTO 2013 |
||||
LRF, art.4°, §2°, inciso III |
|
|
|
R$ milhares |
RECEITAS REALIZADAS |
2011 |
2010 |
2009 |
|
RECEITAS DE CAPITAL ALIENAÇÃO DE ATIVOS Alienação de Bens Móveis Alienação de Bens Imóveis |
266,74 |
20,00 |
- |
|
TOTAL |
266,74 |
20,00 |
- |
|
|
||||
DESPESAS LIQUIDADAS |
2010 |
2009 |
2008 |
|
APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOS DESPESAS DE CAPITAL Investimentos Inversões Financeiras Amortização da Dívida DESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVID. Regime Geral de Previdência Social Regime Próprio dos Servidores Públicos |
3.889,73 3.889,73 0,00 0,00 |
0,00 1.045,98 1.045,98 0,00 0,00 |
0,00 953,93 953,93 0,00 0,00 |
|
TOTAL |
3.889,73 |
1.04-5,98 |
953,93 |
|
SALDO FINANCEIRO |
(c) = (b-c)+(f) |
(a) = (a-b)+(f) |
(a) |
= (a)+(f) |
|
(20.175,59) |
(13.820,29) |
(8,799,29) |
FONTE: EXECUÇÃO
ORÇAMENTARIA DE AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS DOS EXERCÍCIOS, E DOS BALANÇOS DE 2009, 2010 E 2011, REFERENTE A
ALIENAÇÃO DE BENS.
Cleide Antônia Dias
Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont.- CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
2.6 DEMONSTRATIVO VI -
AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DO REGIME PRÓPRIO DE |
||||
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES
PÚBLICOS |
|
|||
MUNICÍPIO DE JARDIM MS |
|
|
||
LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS |
|
|||
ANEXO DE METAS FISCAIS |
|
|
||
RECEITAS E DESPESAS
PREVIDENCIÁRIAS DO RPPS |
|
|||
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA -
2012 - ORÇAMENTO 2013 |
|
|||
LRF,
art.4°, §2°, inciso IV, alínea a |
|
R$ milhares |
|
|
RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS |
2009 |
2010 |
2011 |
|
RECEITAS CORRENTES |
2.685,34 |
3.798,40 |
4.186,62 |
|
Receita de Contribuições |
1.638,15 |
1.100,55 |
2.090,69 |
|
Pessoal Civil |
|
- |
- |
|
Pessoal Militar |
|
- |
- |
|
Outras Contribuições
Previdenciárias |
|
|
|
|
Compensação Previdenciária
entre |
|
|
|
|
Receita Patrimonial |
1.046,89 |
1.329,83 |
2.095,93 |
|
Outras Receitas Correntes |
|
1.368,02 |
|
|
RECEITAS DE CAPITAL |
|
|
|
|
Alienação de Bens |
|
|
|
|
Outras Receitas de Capital |
|
|
|
|
REPASSES PREVIDENCIÁRIOS |
|
|
|
|
Contribuição Patronal do
Exercício |
|
|
|
|
Pessoal Civil |
|
|
|
|
Pessoal Militar |
|
|
|
|
Contribuição Patronal de
Exercícios |
|
|
|
|
Pessoal Civil |
|
|
|
|
Pessoal Militar |
|
|
|
|
REPASSES PREVID. PARA |
|
|
|
|
TOTAL DAS RECEITAS |
2.685,34 |
3.798,40 |
4.186,62 |
|
DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS |
2009 |
2010 |
2011 |
|
ADMINISTRAÇÃO GERAL |
122,29 |
138,01 |
1626,45 |
|
Despesas Correntes |
122,29 |
2,69 |
1624,17 |
|
Despesas de Capital |
|
0 |
2,28 |
|
PREVIDÊNCIA SOCIAL |
925,91 |
1236,27 |
255,58 |
|
Pessoal Civil |
|
|
|
|
Pessoal Militar |
|
|
|
|
Outras Despesas Correntes |
|
|
|
|
Compensação Previd. de aposent. |
|
|
|
|
Compensação Previd. de Pensões |
|
|
|
|
TOTAL DAS DESPESAS |
1.170,49 |
1.376,97 |
1.882,03 |
|
RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (I -
II) |
1.514,85 |
2.421,43 |
2.304,59 |
|
DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DO |
12.199,92 |
14.621,04 |
16.925,63 |
|
MUNICÍPIO
DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
ANEXO DE METAS FISCAIS PROJEÇÃO
ATUARIAL DO RPPS EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012 - ORÇAMENTO 2013 LRF, art.4°, §2°, inciso IV, alínea a R$
milhares |
||||||||||
EXERCÍCIO |
RECEITAS PREVID. |
DESPESAS PREV. |
RESULTADO PREVID. |
RESULTADO ACUMULADO |
|
|||||
Valor (a) |
Valor (a) |
Valor (d)=(a-b) |
||||||||
2012 |
3.017,99 |
1.855,20 |
1.162,79 |
16.775,65 |
|
|||||
2013 |
3.246,02 |
2.102,06 |
1.143,96 |
17.919,72 |
|
|||||
2014 |
3.450,76 |
2.308,14 |
1.142,62 |
19.062,23 |
|
|||||
2015 |
3.640,76 |
2.591,56 |
1.049,20 |
20.111,43 |
|
|||||
2016 |
3.867,71 |
2.790,32 |
1.077,39 |
21.188,82 |
|
|||||
2017 |
4.075,77 |
3.041,39 |
1.034,38 |
22.223,20 |
|
|||||
2018 |
4.291,68 |
3.259,71 |
1,031,97 |
23.255,17 |
|
|||||
2019 |
4.427,48 |
3.588,17 |
839,31 |
24.094,48 |
|
|||||
2020 |
4.639,92 |
3.757,41 |
882,51 |
24.976,99 |
|
|||||
2021 |
4.809,95 |
3.972,41 |
837,54 |
25.814,54 |
|
|||||
2022 |
4.999,28 |
4.065,87 |
933,41 |
26.747,96 |
|
|||||
2023 |
5.163,62 |
4.193,17 |
970,45 |
27.718,40 |
|
|||||
2024 |
5.379,52 |
4.257,13 |
1.122,39 |
28.840,79 |
|
|||||
2025 |
5.496,07 |
4.405,54 |
1.090,53 |
29.931,33 |
|
|||||
2026 |
5.680,96 |
4,510,71 |
1.170,25 |
31.101,58 |
|
|||||
2027 |
5,817,49 |
4.699,55 |
1.117,94 |
32.219,52 |
|
|||||
2028 |
6,009,72 |
4.893,45 |
1,116,27 |
33.335,79 |
|
|||||
2029 |
6.146,90 |
5.039,45 |
1.107,45 |
34.443,24 |
|
|||||
2030 |
6.410,60 |
5,057,57 |
1.353,03 |
35.796,29 |
|
|||||
2031 |
6.600,95 |
5.061,18 |
1.539,77 |
37.336,05 |
|
|||||
2032 |
6,764,91 |
5.065,73 |
1.699,18 |
39.035,23 |
|
|||||
2033 |
6.961,76 |
5.171,12 |
1.790,64 |
40.825,86 |
|
|||||
2034 |
7.137,92 |
5.196,19 |
1.941,73 |
42.767,59 |
|
|||||
LRF, art.4°, §2°, inciso IV,
alínea a
R$ milhares |
||||||||||
EXERCÍCIO |
RECEITAS PREVID. |
DESPESAS PREV. |
RESULTADO PREVID. |
RESULTADO |
|
|||||
Valor (a) |
Valor (a) |
Valor (d)=(a-b) |
ACUMULADO |
|
||||||
2035 |
7.369,14 |
5.213,36 |
2.155,78 |
44.923,37 |
|
|||||
2036 |
7.624,19 |
5.173,79 |
2.450,40 |
47.373,77 |
|
|||||
2037 |
7.795,75 |
5.265,98 |
2.529,77 |
49.903,54 |
|
|||||
2038 |
7.987,75 |
5.437,07 |
2.550,68 |
52.454,22 |
|
|||||
2039 |
8,282,99 |
5.472,27 |
2.810,72 |
55.264,94 |
|
|||||
2040 |
8.498,26 |
5.410,76 |
3.087,50 |
58.352,44 |
|
|||||
2041 |
8.525,35 |
5.501,60 |
3.023,75 |
61.376,18 |
|
|||||
2042 |
8.654,37 |
5,609,89 |
3.044,48 |
64.420,67 |
|
|||||
2043 |
8.831,96 |
5.735,97 |
3.095,99 |
67.516,65 |
|
|||||
2044 |
9.001,28 |
5.790,99 |
3.210,29 |
70.726,95 |
|
|||||
2045 |
5.969,40 |
5.894,84 |
74,56 |
70.801,50 |
|
|||||
2045 |
5.977,11 |
5.895,94 |
81,17 |
70.882,67 |
|
|||||
FONTE: CÁLCULO ATUARIAL DO
REGIME PRÓPRIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES REALIZADO |
||||||||||
ACTUARIAL - ASSESSORIA E
CONSULTORIA ATUARIAL S/C LTDA
" DE
CURITIBA PARANÁ. |
||||||||||
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont. – CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
2.7
DEMONSTRATIVO VII – ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENUNCIA DE RECEITA |
|||||
MUNICÍPIO
DE JARDIM MS LEI
DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO
DE METAS FISCAIS ESTIMATIVA
E COMPENSAÇÃO DA RENUNCIA DE RECEITA EXERCÍCIO
DE REFERÊNCIA – 2012 – ORÇAMENTO 2013 LRF,
art. 4°, § 2°, inciso V R$ milhares |
|||||
SETORES/PROGRAMAS/BENEFICIÁRIO |
RENÚNCIA
DE RECEITA PREVISTA |
COMPENSAÇÃO |
|||
Tributo/Contribuiç. |
|
|
|
||
TOTAL |
|
|
|
|
- |
|
|||||
SEM MOVIMENTO |
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont. – CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
2.8 DEMONSTRATIVO VIII - MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO |
|
MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS FISCAIS MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE
CARÁTER CONTINUADO EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA - 2012
- ORÇAMENTO 2013 |
|
LRF, art. 4°, §2°, inciso V |
R$ milhares |
EVENTO |
Valor Previsto 2012 |
Aumento
Permanente da Receita (-)
Transferências constitucionais (-)
Transferências ao FUNDEF |
|
Saldo Final do Aumento
Permanente de Receita (I) |
|
Redução Permanente de Despesa
(II) |
|
Margem Bruta (III) = (l+ll) |
|
Saldo
Utilizado da Margem Bruta (IV) Impacto
de Novas DOCC |
|
Margem Líquida de Expansão de
DOCC (lll-IV) |
|
SEM MOVIMENTO
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont.- CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
Tabela 1 - Demonstrativo
dos Riscos Fiscais e Previdências MUNICÍPIO DE JARDIM MS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE RISCOS FISCAIS DEMONSTRATIVO
DE RISCOS FISCAIS E PREVIDÊNCIAS EXERCÍCIO DE
REFERÊNCIA - 2012
- ORÇAMENTO 2013 LRF, art 4°, § 3° R$ milhares |
|||
RISCOS
FISCAIS |
PREVIDÊNCIAS |
||
Descrição |
Valor |
Descrição |
Valor |
1° - Reajustes dos
Servidores Públicos Municipais |
230.000,00 |
Abertura de
Créditos Adicionais a partir da Reserva de Contingências. |
230.000,00 |
Demandas
Judiciais |
100.000,00 |
Abertura de
Créditos Adicionais a partir da Reserva de Contingências. |
100.000,00 |
Outros
Passivos Contingentes |
166.000,00 |
Abertura de
Créditos Adicionais a partir da Reserva de Contingências. |
166.000,00 |
TOTAL |
496.000,00 |
TOTAL |
496.000,00 |
Cleide Antônia Dias Portilho Elvio Luiz Ortega Lopes Carlos Américo Grubert
Cont.- CRC 006919/01-MS Gerente de Finanças Prefeito Municipal
Registra-se e Publica-se
Jardim, 17 de Julho de 2012.
CARLOS AMÉRICO GRUBERT
Prefeito Municipal
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 17/07/2012